Santarém foi um dos 65 municípios brasileiros escolhidos para a pesquisa de campo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. O trabalho, iniciado na segunda-feira (27), terminou ontem. O estudo é desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae, sendo executado pela Fundação Getúlio Vargas. “Essa é a 7ª pesquisa do índice de competitividade. Santarém é um dos municípios indutores do turismo no Brasil. Dos mais de 5 mil municípios do país, 65 são indutores do desenvolvimento turístico regional”, explicou Renata Paulo, da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Turístico, da Secretaria Municipal de Turismo (Semdetur).

A pesquisa certifica o índice de competitividade entre esses municípios. Entre os critérios estão o de adotar boas práticas de gestão do turismo, gestão ambiental, os novos investimentos em infraestrutura turística e urbana, entre outros, totalizando 13 dimensões no setor. “A pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas vai conversar com diversos atores da cadeia produtiva do turismo, das demais secretarias do governo municipal, das outras instâncias da gestão do turismo”, informou Renata. 

O trabalho é feito com preenchimento de um questionário. O resultado dessa pesquisa será mostrado em relatório, na forma de diagnóstico, apontando os fatores limitantes para o desenvolvimento turístico e os pontos positivos. O relatório vai indicar o que cada município tem de diferencial em relação aos demais.

DESTINO

A expectativa é de que até o final deste ano o trabalho esteja finalizado. Cada secretaria do governo receberá uma cópia do relatório, assim como as lideranças do setor turístico do município. Alter do Chão é o principal ponto de turismo de Santarém. A pesquisadora passará um dia na vila balneária para conhecer os demais atrativos, as atividades ofertadas e os serviços disponibilizados aos visitantes. “Queremos fazer de Alter do Chão o melhor destino turístico da Amazônia”, destacou Renata.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS