plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Campanha de vacinação vai até o dia 31

Na companhia da mãe, a pequena Maria Eduarda Santiago, de apenas 11 meses, foi a primeira criança a chegar à Unidade Municipal de Saúde do conjunto Providência, no bairro de Val-de Cans, na manhã deste sábado. A família acordou às 6h, em pleno feriado, pa

twitter Google News

Na companhia da mãe, a pequena Maria Eduarda Santiago, de apenas 11 meses, foi a primeira criança a chegar à Unidade Municipal de Saúde do conjunto Providência, no bairro de Val-de Cans, na manhã deste sábado. A família acordou às 6h, em pleno feriado, para garantir a imunização da criança contra a paralisia infantil.

Orgulhoso de acompanhar a vacinação da bisneta, o aposentado Eduardo Soares carregava a sacola da bebê, enquanto ela tomava a sua dose em gotinha. “Fico feliz de participar desse momento”, afirma. Já dentro da sala, Maria Eduarda se comportou como gente grande. “Ela abriu a boca e não estranhou nem um pouco o gosto. Não tivemos trabalho”, disse a mãe, Thayna Priscila, 17 anos.

Com balões coloridos, teatrinho, brindes e a presença indispensável do Zé Gotinha, a abertura da vacinação contra a poliomielite atraiu os responsáveis e pais com crianças de seis meses a 5 anos de idade ao posto. Ao todo, 350 unidades de saúde da capital paraense estavam de portas abertas para o dia ‘D’ da mobilização nacional.

Através da imprensa, a dona de casa Graça Almeida, 66 anos, ficou sabendo da campanha. Sempre atenta à saúde do seu neto, Yago Almeida, de 9 meses, ela fez questão de levá-lo no primeiro dia de vacinação. Mesmo morando próximo ao posto, Graça acordou às 6h30. “Quis logo fazer minha obrigação como avó”.

SARAMPO

Mesmo a paralisia infantil não sendo uma enfermidade com ocorrências no Brasil há pelo menos 26 anos, deve ser combatida com imunização, pois é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Após o dia de abertura da campanha, 66 postos de saúde em Belém, distritos e ilhas, continuarão com a ação até o dia 31. O objetivo é imunizar 106.148 crianças. De acordo com a Sesma, durante esta campanha em Belém, também acontece a vacinação para 130.818 crianças entre um ano e menores de sete anos, que devem ser vacinadas contra o sarampo, utilizando a Vacina Tríplice Viral, mesmo que já tenham sido anteriormente vacinadas.

Já a meta da Secretaria de Saúde Estadual (Sespa), é de vacinar 666.157 mil crianças, nos 144 municípios paraenses. Além da imunização, durante a campanha, será verificado se o esquema vacinal das crianças de seis meses a 5 anos de idade está incompleto. A vacina contra a poliomielite é aplicada em gotas, mas não valem para as duas primeiras doses, geralmente tomadas aos 2 e 4 meses de vida. Nestes casos, é usada a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), que é injetável. Ela não é o foco da campanha, mas pode ser aplicada durante esse período.

Ministério espera imunizar 12 milhões de crianças.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!