Uma extensa área dentro de um lixão na localidade de Mataquiri, distante 5km da sede do Município de Cametá está em constante combustão, desde a última sexta-feira, quando segundo os relatos dos moradores, o local começou a apresentar fortes chamas e uma densa fumaça, que se espalhou por diversos bairros da cidade.

O ponto mais crítico parece ser uma região entre os bairros do Castanhal e Aldeia, onde estão localizadas diversas casas populares e Escolas Estaduais. Um dos estabelecimentos teve que interromper as aulas na noite de hoje devido as péssimas condições do ar.

A queimada no lixão vem preocupando a população. Foto: Via WhatsApp

A fumaça é como uma cortina de neblina, que impede os motoristas de trafegarem sem os faróis ligados, mesmo pela manhã. Os hospitais de cidade receberam diversos casos de idosos e crianças com problemas respiratórios. O corpo de bombeiros foi acionado, porém como o local é de difícil acesso e pela grande extensão de área incendiada, não foi possível realizar uma operação apropriada. Bem próximo aos focos de incêndio existe uma mata, com grandes árvores e animais, que estão migrando do local. Moradores fecharam a estrada do Mataquiri com estacas de madeira na manhã de hoje, reivindicando soluções.

A Secretaria de Meio Ambiente foi até o local, e iniciou na tarde de hoje uma ação com retro escavadeiras, visando revolver o lixo e assim apagar o fogo enterrando os focos, causando assim falta de oxigênio para a proliferação de chamas. Porém durante a noite, a fumaça ainda se apresentou muito densa, e era possível ver as luzes do incendio ao longe.

(DOL)

MAIS ACESSADAS