plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Estudantes denunciam sala “micro-ondas” em Marabá

Entre as diversas reclamações envolvendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Oneide de Sousa Tavares, na folha 30, bairro Nova Marabá, no sudeste paraense, o calor e a reforma inacabada da quadra são as principais queixas dos alunos

Entre as diversas reclamações envolvendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Oneide de Sousa Tavares, na folha 30, bairro Nova Marabá, no sudeste paraense, o calor e a reforma inacabada da quadra são as principais queixas dos alunos.

Eles batizaram uma das salas pelo nome de sala “micro-ondas”, comparada ao eletrodoméstico por ser totalmente fechada, sem janelas e muito quente, principalmente na parte da tarde, quando o calor é mais intenso.

Na sala estudam cerca de 40 alunos em cada turno, manhã, tarde e noite. Segundo eles, alguns chegam até a passar mal, como é o caso da aluna Tatiane Almeida.

“Eu fico com falta de ar e me tremendo por causa da asma. A gente reclama e não adianta nada, eles só prometem e nunca cumprem”. Segundo Tatiane, certa vez um colega de turma levou o ventilador de casa para a sala de aula, mas o mesmo queimou quando ligado à instalação elétrica da escola.

Na maioria das salas de aula existem centrais de ar, mas das 14 salas que possui central, apenas quatro estão funcionando. Segundo a Diretora o problema é devido à energia elétrica, que não suporta tamanha carga e a situação já perdura cerca de um ano. Enquanto isso os alunos assistem aula no calor.

De acordo com a diretora Maria de Nazaré Castro o problema da “sala micro-ondas”, já foi repassado a Secretaria de Educação do Pará (Seduc), onde está prevista a abertura de janelões na sala, para minimizar o problema.

Já a situação da energia da escola, não há muita expectativa, uma vez que já foi repassada ao governo do estado que existe a necessidade de um novo transformador, porém até agora não foi resolvido.

A aluna do 2º ano Iole da Silva, de 16 anos, contou que a tentativa de colocar centrais foi falha, antes já foi melhor e mais ventilado.

“Depois de 10h30 da manhã aqui fica muito calor, imagine a tarde, tem gente que sai da sala. Antes, com os ventiladores, era mais ventilado, o governo veio com a intenção de melhorar, mas acabou piorando e nós que sofremos nesse calor”.

Além da alta temperatura, a quadra de esportes da escola está interditada porque ainda não foi concluída a obra, o que pode causar risco para os alunos. Segundo Walisson Bruno de Sousa, aluno do ensino médio, as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental são na sala Verde, de mídias, como as outras disciplinas.

“Que eu saiba, aula de educação física é na quadra, jogando bola”, desabafa o aluno.

A reportagem tentou entrar em contato com a 4.ª Unidade Regional de Ensino de Marabá (URE) para falar sobre a situação da sala da escola Oneide Tavares, mas sem sucesso.

(DOL com informações de Jéssika Ribeiro/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias