Após operação ocorrida no período de 12 a 29 de agosto, foram apreendidas mais de 2,9 mil metros cúbicos de madeira serrada e em toras, sem origem legal, nos municípios de Paragominas e Tomé-Açu, no nordeste do Pará. A atividade ilícita foi flagrada durante ação contra o desmatamento ilegal. O volume das mais de 50 espécies de madeira foi retirado de uma área maior do que 70 campos de futebol.

Quatro empresas foram fiscalizadas em Tomé-Açu e duas delas foram autuadas por terem mais madeira do que o saldo informado no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora). Além disso, a empresa estocou no pátio espécies diferentes das declaradas no sistema. Foram apreendidos mais de 800 metros cúbicos de faveira, roxinho, jatobá, louro, ipê, guajará, cumaru, andiroba e amarelão, entre outras espécies. As empresas autuadas serão suspensas no Sistema de Cadastros de Consumidores de Produtos Florestal (Ceprof) e, assim, impedidas de comercializar produtos de origem florestal.

Em Paragominas, foram apreendidos 2,1 mil metros cúbicos de madeira das espécies angelim pedra e vermelho e copaíba, entre outras. 

(DOL com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS