Vereadores do município de Nova Ipixuna, localizado no sudeste do Pará, denunciaram nesta sexta-feira (25) o prefeito da cidade, Sebastião Damascena (PTB) por uso de máquinas públicas em propriedade particular. Os integrantes do legislativo municipal fizeram um vídeo para registrar o flagrante.

Segundo a denúncia, o Secretário de Obras Écio Raimundo Alvarenga também é acusado de participar do esquema em que máquinas retroescavadeiras da prefeitura são usadas para beneficiar a sua fazenda.

A finalidade dos equipamentos seria de prestar serviços como recuperação de estradas vicinais para melhoramento do município.

As filmagens realizadas pelos vereadores Abílio Martins (PSB), João Batista (PT) e Rosineide Silva (PSB) mostra uma das máquinas trabalhando na propriedade particular. Os vereadores criticam a atitude do prefeito e do secretário.

VEJA O VÍDEO

“Estivemos no local, uma fazenda que o ex-secretário falou que não é dele, mas estava lá sendo usada em benefício próprio. Fizemos os vídeos e fotos e vamos procurar encaminhar na justiça agora”, contou o vereador Abílio.

O Prefeito Sebastião Damascena alega que não sabia do desvio de conduta do secretário com o uso indevido das máquinas, mas ao tomar conhecimento da denúncia, prontamente exonerou o secretário de obras e abriu uma sindicância para apurar a situação.

“Eu recebi uma denúncia por telefone, quando vi a situação imediatamente exonerei o secretário no mesmo dia e vou apurar. Quem for errado vai ter que pagar pelo erro”, afirma o prefeito, que ainda garantiu que a prefeitura não é conivente com a situação e afirma que no início do ano realizou uma reunião com todos os secretários dizendo que qualquer um que tivesse um desvio de conduta seria exonerado.

Segundo apurou a reportagem, as palavras de Sebastião não convenceram os vereadores, que insistem na denúncia de que o gestor tanto sabia como autorizava as decisões do secretario de obras.

“Ele faz as cercas da fazenda, cava os açudes, faz arrastão usando o maquinário da secretaria, enquanto um pobre que pede pra limpar uma vicinal ele diz que não pode porque o recurso é curto”, conta o vereador João Batista.

Os vereadores também já fizeram outras denúncias contra o prefeito ao Ministério público, referente a um leilão realizado pela prefeitura no ano passado, onde os produtos leiloados não foram entregues no prazo designado e já estavam sendo sucateados, além de reclamações dos professores quanto aos cortes de gastos importantes na verba destinada á educação, prejudicando alunos.

(DOL com informações de Jéssika Ribeiro/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS