A comissão justiça e paz da Arquidiocese de Belém se reuniu com entidades e parlamentares para discutir ações de combate à violência. O intuito da reunião, realizada na noite de ontem, é formalizar uma carta que será enviada ao governador Simão Jatene cobrando ações realmente eficazes contra a criminalidade.
Além de pedir as medidas emergenciais, o documento cobrará respostas para a chacina que ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro de 2014, quando 11 pessoas foram assassinadas. Também pedirá respostas para outra chacina, esta ocorrida no distrito de Icoaraci, em 2011, quando 6 adolescentes foram mortos. Na carta, também será manifestada a preocupação com a atuação de grupos no Pará. “É preciso superar a ideia de que bandido bom é bandido morto. Queremos influenciar a opinião pública para que seja mais coerente com a defesa da vida”, disse o padre Bruno Sechi, da comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Belém.
O deputado estadual Carlos Bordalo (PT), da comissão de direitos humanos da Assembleia Legislativa do Pará (AL), comentou o assassinato ocorrido dentro de um hospital particular, no bairro de Fátima, onde Jaime Tomas Nogueira Júnior, 30 anos, foi morto com 13 tiros. “Queremos cobrar providências por parte do Poder Executivo e cobrar a solução dos inquéritos das mortes que vêm acontecendo.”
VÍTIMAS
Integrantes da comissão também abordaram a onda de violência que assusta todos os paraenses. Para eles, as pessoas estão com medo de sair às ruas, os pais estão temem que os filhos não voltem das escolas e até os policiais estão sendo vítimas da violência. A comissão deve concluir o documento até a próxima semana. A carta será assinada por várias entidades civis.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar