plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Crise de energia e água poderá afetar economia

Um dos principais resultados do estudo é sobre a redução da oferta de água e seus impactos na diretos na agricultura e na geração de energia. Levando em conta os cenários analisados, até 2040 – portanto daqui a 25 anos – a capacidade de geração das hidrel

twitter Google News

Um dos principais resultados do estudo é sobre a redução da oferta de água e seus impactos na diretos na agricultura e na geração de energia. Levando em conta os cenários analisados, até 2040 – portanto daqui a 25 anos – a capacidade de geração das hidrelétricas pode ficar reduzida em até 57%. Rios que abastecem grande parte da população brasileira vão secar ainda mais e a crise de abastecimento vivida hoje pelo Sudeste do Brasil pode se agravar ainda mais.

“As mudanças do clima impõem uma grande ameaça ao desenvolvimento econômico e social por afetarem de forma direta e indireta grande parte da população, sua saúde, os recursos hídricos, a infraestrutura urbana e rural, as zonas costeiras, as florestas e a biodiversidade”, diz o estudo, citando ainda impactos para os setores econômicos – como agricultura, pesca, produção florestal, geração de energia, indústrias – além das cadeias destes setores. “As incertezas das projeções climáticas implicam incertezas sobre as projeções dos impactos e portanto incertezas sobre no que consistiriam boas estratégias de adaptação”, revela o relatório.

ESTIAGEM À VISTA

Um grupo liderado pelos professores Francisco de Assis Souza e Eduardo Martins, da Universidade Federal do Ceará e da Fundação Cearense de Meteorologia, usou os dados de chuva para construir um modelo de vazão – não é possível estimar quanto um rio enche ou seca apenas olhando para a média de chuvas.

“O resultado é dramático para quem acha que o Sudeste do Brasil já sofreu o suficiente com falta d’água e ameaça de racionamento de energia nos últimos três anos: no melhor cenário, vários rios de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Tocantins, Bahia e Pará terão reduções de vazão de 10% a 30%”, revelam os pesquisadores, se referindo ao pior cenário.

(Luiza Mello)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!