plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Conheça a ilha mais feliz do Caribe

Sabe aquele tipo de lugar que nos encanta antes mesmo de colocarmos os pés em seu solo? Aruba é assim. Ainda no avião, dá para perceber a comoção dos demais passageiros, com seus sorrisos de fascínio, ao sobrevoar essa parte do Caribe, encravada pertinho

Sabe aquele tipo de lugar que nos encanta antes mesmo de colocarmos os pés em seu solo? Aruba é assim. Ainda no avião, dá para perceber a comoção dos demais passageiros, com seus sorrisos de fascínio, ao sobrevoar essa parte do Caribe, encravada pertinho da Venezuela e habitada por 110 mil felizardos. O pequeno espaço das janelinhas do avião não é suficiente para tanta curiosidade. O mar, com incontáveis tonalidades de azul e verde -todas magníficas -, é o melhor “welcome” que o visitante pode receber.

E não é de hoje que Aruba encanta os forasteiros. O lugar foi descoberto e ocupado em 1499, por exploradores espanhóis, e adquirida pelos Países Baixos, em 1636. A ilha separou-se das Antilhas Neerlandesas em 1º de Janeiro de 1986 e tornou-se uma dependência autônoma da Holanda.

Aruba considera-se parte de uma monarquia constitucional, em que o monarca (o rei Guilherme Alexandre ) é representado na ilha por um governador. No entanto, Aruba tem um governo próprio, dirigido por um primeiro-ministro, com relações exteriores e defesa a cargo do governo central neerlandês.

FORÇA DO TURISMO

Para o turista, porém, o que realmente importa são as maravilhas desse pedaço de paraíso no meio do Mar do Caribe. Próxima da parte norte da América do Sul, Aruba é um lugar perfeito para qualquer tipo de viajante. Crianças, jovens, adultos e idosos adoram o destino. O mesmo acontece com solteiros, ávidos por paqueras e baladas, e casados apaixonados em lua-de-mel. E há programação para todos os gostos e tribos. Se você é do tipo que curte esportes radicais, tem mergulho, parasail, kitesurf. Para quem prefere a badalação, há os cassinos e as sempre agitadas casas noturnas. O fato é que todos amam Aruba. Para nós, brasileiros, há, ainda, uma vantagem: nascidos no Brasil não precisam de visto para entrar no país.

Imagem: Divulgação/ATA

Sendo assim, fica mais fácil para a gente conhecer as preciosidades da ilha, especialmente, claro, as praias. As mais famosas são a Eagle Beach, que já foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do mundo, a Baby Beach, que tem águas calmas e que só vão até a cintura - ideal para crianças -, e a Palm Beach, onde ficam os hotéis mais suntuosos. Passeando por essas praias de areia branquinha, diante de um mar azul-turquesa que parece ter saído de um filme, dá para entender as razões que fazem do turismo a maior fonte de renda da ilha.

A cada ano, Aruba celebra aumento contínuo na quantidade de visitantes. Em 2014, de acordo com Autoridade de Turismo de Aruba (ATA), a ilha recebeu mais de 1 milhão de turistas - quase 25 mil deles eram brasileiros. No primeiro semestre deste ano, o lugar foi considerado pela Caribbean Tourism Organization (CTO) um dos destinos mais procurados de todo o Caribe. Não é para menos. Com praias fabulosas e excelentes hotéis com vista para o mar, a vontade é a de não sair mais de lá e passar o resto da vida admirando as divi-divi, as famosas árvores da ilha, que têm o tronco inclinado, efeito dos ventos caribenhos.

(Diana Verbicaro)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias