Quatro alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus Marabá, região sudeste do Pará receberam o prêmio de Melhor Artigo da Área ‘Gestão da Qualidade’, no XXII Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep), que acontece no período de 9 a 11 de novembro, em Bauru, São Paulo.
O trabalho é intitulado Aplicação do Fmea em um provedor de internet no município de Marabá. Os estudantes aplicaram o Failure and Effects Analysis (Fmea) em uma empresa de Marabá responsável por fornecer internet na região.
O Fmea é uma ferramenta que utiliza metodologias para prevenir possíveis danos em processos da rede de computadores, de forma que se identifique como, de modo preciso, recuperar o processo normal do serviço. Após a realização do projeto, vários erros foram detectados e prevenidos. Além disso, foi concluído que, com a utilização da ferramenta obtêm-se vantagens estratégicas para a ininterrupção do serviço, pois é possível prever e reverter possíveis falhas que ocorram no fornecimento de internet.
Um dos alunos idealizadores do projeto, Ivo Moacir Rodrigues, explica que o objetivo é atender uma demanda existente no município. “Em Marabá existe uma carência em todos os sistemas que envolvem internet. Em lojas, bancos e até mesmo em hospitais. É um problema real. Pensando nisso, desenvolvemos o trabalho nessa empresa e esperamos que seja aplicado em outros locais”, diz ele, que trabalhou em conjunto com os alunos Eduardo Bogaz, Felipe Rossato e Thalisson Thiago, todos do campus da Uepa em Marabá.
(DOL vcom informações da Uepa)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar