plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Príncipe da Noruega visita Ilha do Combu

Sem nenhum protocolo oficial. Foi como o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, aproveitou a manhã de ontem, no último dia da agenda de visita ao Pará. Ele andou de barco, visitou uma comunidade ribeirinha no Combu, fez foto do seu próprio celular d

twitter Google News

Sem nenhum protocolo oficial. Foi como o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, aproveitou a manhã de ontem, no último dia da agenda de visita ao Pará. Ele andou de barco, visitou uma comunidade ribeirinha no Combu, fez foto do seu próprio celular de uma sumaumeira centenária e ainda moeu sementes de cacau para fabricação do chocolate. No final, elogiou a simpatia dos paraenses.

Haakon Magnus chegou sorridente ao seu primeiro compromisso do dia, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no bairro da Terra-Firme. Ele queria ver como funcionam dois projetos de combate ao desmatamento nas florestas tropicais. O diretor do INPE, Leonel Peroni, mostrou ao príncipe, e a sua delegação oficial, como o projeto Deter-B promove o aperfeiçoamento das ações de detecção de degradação da vegetação e o Capacitree (Capacitação e Monitoramento de Florestas por Satélite) instrui pessoas da América Latina, Ásia e África nas práticas de monitoramento por satélite da Amazônia Legal.

Ele fez questão de saber como vive o povo que mora às margens do rio, em um ambiente de floresta. De barco,ele atravessou o rio Guamá, e chegou à Ilha do Combu, já por volta das 10h30. Na localidade, ele foi recepcionado por Izete dos Santos Costa, a “dona Nena”, que produz um chocolate caseiro a base de cacau ou de cupuaçu, que faz sucesso em vários restaurantes locais e nacionais.

A visita foi uma pequena amostra do trabalho do instituto Peabiru, que atua há 10 anos nas ilhas de Belém, levando assistência técnica às comunidades amazônicas. Apoiada pelo Peabiru, dona Nena já tem criação de abelhas nativas na sua propriedade, cuja principal função é fecundar as flores.

Samaumeira

O príncipe herdeiro visitou a criação. O que o deixou mais impressionado foi o tamanho da raiz de uma samaumeira. Após admirar a árvore, ele pousou para uma foto na raiz gigantesca do vegetal, e registrou várias imagens com a câmera do seu próprio celular. Quase no final da visita à casa de dona Nena, o nobre aprendeu como fazer o legítimo chocolate da floresta. Ele não resistiu e meteu a mão na massa, moendo as sementes com um instrumento artesanal.

Culinária paraense foi aprovada pela realeza

A Noruega foi o primeiro país contribuinte do Fundo Amazônia, iniciativa lançada pelo Governo Brasileiro em 2008. Por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto capta doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, bem como à promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma Amazônia. Entre 2008 a 2015, a Noruega investiu US$ 1 bilhão para o Brasil reduzir o desmatamento da Amazônia.

Em coletiva à imprensa, no final do passeio de barco, o nobre contou ter tido impressões fantásticas dos belenenses, principalmente, da forma que foi recebido por todos os lugares onde passou na capital. Ele concluiu a entrevista dizendo que teve experiências marcantes com a culinária do Pará. “Um arroz, com pato e uma folhinha muito boa”, disse, sorrindo. Haakon Magnus chegou ao país no dia 16, visitou o Rio de Janeiro e Brasília, e ficou dois dias cumprindo agenda em Belém.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias