Um lago de entulhos, lixo e até animais mortos. É assim que se encontra o canal da Travessa 3 de Maio, na altura das Passagens Orquídea, Bugarim e Barão de Igarapé-Miri, no bairro da Cremação, em Belém. A ponte que dá acesso à Passagem Bugarim está caída há muito tempo, sem previsão de reparos, segundo os moradores. “Isso aqui é uma ex-ponte”, reclamou o aposentado Benedito Miranda, que há 50 anos mora no local. “Eu nunca vi esse lugar tão ruim do jeito que está. Essa é pior fase comparada à de todos os prefeitos que já passaram. Está uma calamidade”, desabafou.
Dona Nazaré Silva, que há 47 reside na travessa, lembra da época em que o canal tinha água limpa. “Nesse canal tinham todos os tipos de peixes. Agora está desse jeito que você vê. Venham por aqui quando estiver chovendo, pra ver a situação que fica”, lamentou. “Pisar nessa água, durante uma chuva em que a água sobe, é um convite pra ficar sem o pé!”, completou seu Benedito. “Nem se deve mais chamar isso de canal, mas sim, a vala da 3 de Maio”, ironizou. Com o desabamento da ponte, a insegurança aumentou no local, pois os bandidos se refugiam ali, aproveitando-se da impossibilidade de acesso das viaturas da polícia.
Antes de nossa equipe ir embora, seu Benedito pediu um favor. “Moça, se não for pedir muito, dê um recado ao prefeito? Diga pra ele cumprir a promessa que fez quando passeou aqui em campanha: ‘isso aqui vai ser minha prioridade’”. Procurada pelo DIÁRIO, a Prefeitura de Belém não se manifestou sobre o assunto.
(Gerllany Amorim/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar