Ruas e avenidas de Belém e Outeiro ficaram sem energia na noite desta terça-feira (15), após um balão a gás atingir a Linha de Transmissão Augusto Montenegro-Utinga da Celpa.
Segundo informações de populares, que precisaram trafegar pelos bairros do Telégrafo e Umarizal, a falta de energia prejudicou principalmente o trânsito.
"Sem energia na Doca. Sinais todos apagados. Uma confusão", reclamou uma motorista que passava pelo Umarizal.
"Aqui pela área do Telégrafo, Praça Brasil e Senador Lemos tudo no escuro. Muita confusão aqui por parte dos motorista e gente com medo nas paradas", disse outro.
De acordo com uma moradora do bairro de Nazaré, onde também houve blackout, a falta de luz prejudicou a visibilidade de motoristas e pedestres.
Segundo um servidor da Celpa, o motivo da falta de energia foi um curto-circuito em alta tensão na avenida Augusto Montenegro. No Guamá também houve registro de ruas às escuras.
FALHA EM LINHÃO
Por meio de nota, a Celpa informou que, entre 19h30 e 20h, um curto-circuito na Linha de Transmissão Augusto Montenegro-Utinga, provocado por um balão a gás, atingiu as Subestações Augusto Montenegro, Benguí, Outeiro e Reduto causando interrupção no fornecimento de energia em alguns bairros de Belém, na noite desta terça
Outro incidente de grande proporção na Subestação Augusto Montenegro, cujas causas ainda estão sendo apuradas, provocou uma nova interrupção no fornecimento de energia nos bairros do entorno da Avenida Augusto Montenegro (Tenoné, Benguí, Maguari, Coqueiro e Distrito de Outeiro), o fornecimento foi restabelecido nesses bairros por volta das 22h30.
Sobre o boato que foi disseminado nas redes sociais onde afirmou-se que houve mortes de funcionários da concessionária de energia enquanto trabalhavam durante o incidente na Subestação Augusto Montenegro, a Celpa negou o boato e lamentou que pessoas utilizem de informações levianas em momentos delicados como este.
De acordo com a nota da Celpa, os bairros afetados são: Maguari, Telegrafo, Benguí, Umarizal, Reduto, Tenoné, além do distrito de Outeiro.
CLARÕES
Dezenas de internautas comentaram ter visto clarões no céu de Belém esta noite durante os apagões na cidade.
"Alguém mais viu um grande clarão no céu de Belém?", cometou um internauta no Twitter. "Alguém sabe o que está acontecendo com a energia elétrica de Belém? Parece que está dando curto em toda a cidade", disse outro.
A Celpa confirmou que um balão de gás provocou curto-circuito em sua linha de transmissão e isso deve ter gerado os clarões relatados pelos moradores.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar