plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cidade é líder no país em contratação com carteira

Canaã dos Carajás é líder nacional em contratação com carteiraJéssika Ribeiro De MarabáCanaã dos Carajás teve enorme saldo positivo de empregos com carteira assinada no ano passado. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),

twitter Google News


Canaã dos Carajás é líder nacional em contratação com carteira


Jéssika Ribeiro

De Marabá



Canaã dos Carajás teve enorme saldo positivo de empregos com carteira assinada no ano passado. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta-feira (21), o município paraense foi o que mais contratou em todo o Brasil, em 2015, com 2.801 novas vagas abertas. Localizado a 227 quilômetros de Marabá e 67 quilômetros de Parauapebas, no sudeste paraense, Canaã dos Carajás deve o número positivo ao projeto de exploração de ferro da mina S11D. Do montante de 2.597 postos de emprego a mais, 2.508 são fruto da construção civil.

OUTRO CENÁRIO

Em todo o país, as demissões superaram as contratações em 1,54 milhão de vagas formais em todo o ano passado. O número representa forte piora em relação a 2014, quando foram criados cerca de 420 mil empregos com carteira assinada. Em 2015, na região de Carajás, Parauapebas teve déficit de 3.602 vagas. Em Marabá, o déficit foi de 2.649 postos.

Curionópolis teve saldo negativo de 529 vagas e Eldorado dos Carajás fechou o ano com menos 19 postos. Com base em dados de 2013, Canaã foi considerado o primeiro município em desenvolvimento no Estado do Pará, apontou o Índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). E a implantação do projeto S11D, que é um dos grandes programas da mineradora Vale, também deixa outro legado, ao mudar o perfil da própria cidade. Em operação, a mina S11D vai levar também a antes pacata Canaã dos Carajás às primeiras posições na arrecadação do Estado. Em contrapartida, há mais pressão na migração de pessoas atraídas pelo empreendimento. Em um País que vive uma das maiores crises de sua História recente, isso já fez a população de Canaã saltar das 10 mil pessoas estimadas em 2000, para mais de 50 mil, segundo dados atuais.

Este ano, perspectiva é de desaceleração

De acordo com o Prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade (PMDB), que chega ao último ano do seu mandato atual com um balanço positivo das ações desenvolvidas, a crise está afetando também o município, que prevê queda na receita. “Aqui em Canaã, as empresas que atuam na implantação do S11D já estão iniciando a desmobilização e, com certeza, a receita começa a cair. Porém o nosso ritmo de trabalho não será diminuído”, avalia Andrade.

DIVERSIFICAÇÃO

O prefeito ressalta que, justamente pelo destaque do município hoje estar tão atrelado ao projeto S11D, já é necessário pensar em diversificar a economia - e evitar que Canaã do Carajás fique dependente de uma só atividade econômica, como ocorre em outros municípios do Pará.

A administração municipal diz que já está buscando um Fundo Municipal de Desenvolvimento para financiar micro empresas e até grandes negócios. “Queremos um fundo bem gerido e fiscalizado. Muito antes de verticalizar a economia, precisamos diversificá-la. Queremos criar o nosso Distrito Industrial e incentivar outras alternativas de geração de emprego e renda”, planeja Jeová Andrade.

(Jessika Ribeiro/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!