plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

PMB é acusada de punir a Rancho de forma irregular

"Ganhamos o desfile na avenida, mas a Fumbel (Fundação Cultural do Município de Belém) nos tirou o título, sem direito sequer à defesa”. Assim reagiu Félix Carlos Lopes dos Santos, diretor de Carnaval da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná, com a

twitter Google News

"Ganhamos o desfile na avenida, mas a Fumbel (Fundação Cultural do Município de Belém) nos tirou o título, sem direito sequer à defesa”. Assim reagiu Félix Carlos Lopes dos Santos, diretor de Carnaval da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná, com a decisão da Fumbel de retirar 2 pontos do quesito comissão de frente da agremiação. A Rancho vai entrar com uma representação na Fumbel e uma ação na Justiça, pedindo o cancelamento da punição que impediu que a escola de samba do bairro do Jurunas conquistasse o pentacampeonato este ano.

“A escola entrou inteira na avenida e cumpriu todo o regulamento. Tiraram o nosso título, na marra”, reclamou Félix. A Rancho iniciou seu desfile por volta das 2h30 do último dia 31, quando completou 82 anos de fundação, com o tema “A Dança das Folhas na Cidade das Mangueiras”. O enredo contava a história da fundação de Belém, quando as caravelas aportaram aqui, e o encontro entre europeus e os índios que, ao invés de guerra, trocaram impressões de admiração. A comissão de frente mostrava justamente esse encontro de povos.

Esse setor da escola era formado por 9 pessoas representado os portugueses e 10 “índios”, além do “Paraoara”, que conduzia a cena, totalizando 20 integrantes, o máximo previsto no regulamento do evento.

>> Veja a galeria do desfile de Carnaval

COMISSÃO

Em dado momento, os “portugueses” retornavam para a caravela e os “índios” para iam para a oca. Os primeiros voltavam como a realeza e os “indígenas”, como pajés e caciques. Ao entrarem nas estruturas, os integrantes deixavam na avenida o “Paraoara”. Com isso, a escola Quem São Eles alegou que havia menos integrantes na comissão da Rancho do que previa o regulamento - 10 componentes. “No momento em que um grupo entrava, o outro saía. O Paraoara ficava sozinho poucos segundos”, alega Félix. Na sexta-feira, véspera da apuração, ele esteve na comissão de apuração, onde soube que o recurso da escola concorrente havia sido indeferido. No dia da apuração, Luiz Omar, da Quem São Eles, apresentou novo recurso, e o jurídico da Fumbel, com a anuência da presidente da Fundação, Heliana Jatene, penalizou a Rancho. Félix dos Santos afirma que sua escola teria de ser notificada sobre qualquer recurso, 24h antes do início da apuração. “Mas isso não ocorreu”, diz o diretor da agremiação.

Com a Rancho penalizada, a Bole-Bole foi a escola vencedora. (Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

PONTUAÇÃO

A Rancho obteve 199,3 pontos, perdendo 0,7 pontos nos 10 quesitos avaliados e seria a campeã do Carnaval. Com a perda dos 2 pontos caiu para 197,3, ficando em 4º lugar. Já a Bole-Bole, que sem a perda dos 2 pontos do Rancho ficaria em 2º lugar (198,3), acabou sagrando-se campeã, com o “Piratas da Batucada em 2º e o “Quem São Eles” em 3º.

FUMBEL

Em nota, a Fumbel afirma que a apuração ocorreu dentro das normas e que a Rancho sofreu a penalidade por não ter entrado na avenida com a quantidade mínima visível de integrantes na comissão de frente. A Fumbel diz ainda que as provas materiais apresentadas pela Quem São Eles comprovaram irregularidades na comissão de frente da Rancho. “Esta, no entanto, teria o prazo legal de até 48h após o desfile para apresentar sua defesa, o que não ocorreu”.

>> Veja também a reportagem da RBA TV sobre o assunto:

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!