plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Enfim, a luz chegou para dona Teodora

Com um vestido colorido e muita alegria, a paraense Teodora Maria Alcântara, de incríveis 115 anos, esbanjava felicidade. É que finalmente chegou à sua colorida residência de madeira, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, o presente tão a

twitter Google News

Com um vestido colorido e muita alegria, a paraense Teodora Maria Alcântara, de incríveis 115 anos, esbanjava felicidade. É que finalmente chegou à sua colorida residência de madeira, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, o presente tão almejado: uma geladeira. Considerada a 6ª mulher mais velha do mundo, ela recebeu o eletrodoméstico na última quinta-feira (7). “É um sonho realizado”, disse, emocionada.

Em reportagem publicada pelo DIÁRIO há cerca de 6 meses, dona Teodora - mãe de 11 filhos, 29 netos, 33 bisnetos e 11 tataranetos - dizia alimentar dois sonhos: ter energia elétrica em casa e possuir uma geladeira. Aos 115 anos, ela realizou os dois sonhos de uma só vez. O apelo feito por dona Teodora ao DIÁRIO sensibilizou a Celpa, que fez a doação. “Meu filho me prometeu a geladeira, assim que a energia chegasse aqui em casa, mas ele morreu antes de cumprir a promessa”, lembrou, comovida.

No ano passado, essa bisavó protagonizou uma batalha pela expansão dos serviços de energia elétrica em sua comunidade, o Japun. Depois de tomar conhecimento que não seria beneficiada, após esperar mais de 100 anos, ela encabeçou um protesto que durou 3 dias, fechando o único acesso ao povoado.

A luta da vovó não foi em vão. Após novos estudos, os serviços de expansão da Celpa chegaram a Japun. “Eu passei a minha vida na lamparina e candeeiro. Pra passar roupa, tinha de colocar brasa no ferro e esperar esquentar”, conta.

NASCIDA EM 1900

Registros oficiais atestam que ela nasceu no dia 18 de agosto de 1900, no mesmo local onde reside. Seu registro de nascimento tem o número 89378 e está assentado na folha 199 V do livro 92, no cartório de Icoaraci. Durante toda a vida, sempre trabalhou pesado. “Eu comecei cortando seringa com meu pai. Acordava de madrugada e ia pro mato. A gente só voltava de tardinha” relembra. “Agora, posso ver meus netos estudarem de noite, o que eu não pude fazer.”

Se a princípio ela estava tímida com a presença de tanta gente em casa - com câmeras, painéis de iluminação e até um drone -, aos poucos, ganhou confiança e saiu para mostrar o local onde a geladeira ia ficar. A casa pequena, de três cômodos, ficou tomada de filhos, netos, bisnetos e tataranetos, que fizeram questão de registrar, em telefones celulares, este momento de felicidade da
matriarca da família.

Para o presidente da Celpa, Nonato Castro, que enviou um representante da empresa para fazer a entrega na casa de dona Teodora, o momento é de extrema felicidade. “O que para muitos significa tão pouco, para ela é sinônimo de mais qualidade de vida
e bem-estar”, disse Castro.

(JR Avelar / Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias