A origem do município de Xinguara data da década de 1970, no período quando a Ditadura Militar investiu na ocupação da Amazônia. Na época, o Governo investiu na criação da rodovia PA-279, que ligaria o município de São Félix do Xingu à rodovia PA-150, que cortava o Pará.

Xinguara leva esse nome em alusão aos rios Xingu e Araguaia, que passam pela região.

Praia do Pontão: um dos cartões-postais de Xinguara (Foto: Divulgação)

O marco da obra foi fixado na região em 1973, em área pertencente ao município de Conceição do Araguaia. Diversas pessoas começaram a se estabelecer ao redor deste ponto, criando uma comunidade que passaria a ser conhecida como Entroncamento do Xingu.

Com o passar dos anos, o local recebeu investimentos, urbanização e a instalação de indústrias e fazendas agropecuárias, até ser oficialmente reconhecida, como cidade, em 1983.

Av. Hermes Dantas: centro de Xinguara (Foto: Divulgação)

Xinguara prosperou, principalmente graças às atividades pecuárias, o que a rendeu a alcunha de capital da carne bovina no Pará: Xinguara exporta cerca de 8 mil toneladas de carne por mês, sendo que 60% da sua produção é comercializada para Europa e Ásia.

Com o tempo a própria cidade se desmembrou e originou outras cidade: São Geraldo do Araguaia, em 1988, e Sapucaia, em 1996, mostrando que conseguiu se desenvolver e dar frutos à outras localidades.



MAIS ACESSADAS