No próximo dia 20 (sexta-feira), a equipe do projeto Carroceiro, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), realiza uma atividade itinerante. Dessa vez o objetivo é fazer o atendimento clínico de cavalos, burros e jumentos da ilha de Cotijuba. A X Ação Cavalo de Tração ocorre das 10h às 16h, na praça principal de Cotijuba, ao lado do antigo presídio.
No local serão realizados curativos, aplicação de vitaminas e medicação, vermifugação e coleta de sangue. Todas as atividades são gratuitas. A meta é atender os cerca de 70 equídeos que realizam o trabalho de tração na ilha.
Segundo o médico veterinário Heriberto Figueiredo, coordenador técnico do projeto, a situação dos animais na ilha é preocupante. “Em Cotijuba nós verificamos casos graves de maus tratos aos animais, que vão desde desnutrição até sobrecarga de trabalho. Nosso objetivo é principalmente educativo, prezar o bem estar do animal, mas principalmente orientar os proprietários desses animais, tirar dúvidas sobre o manejo e buscar a conscientização para evitar os maus tratos”, diz.
Ao todo, a equipe vai reunir 90 pessoas, entre médicos veterinários, residentes, bolsistas e alunos do 8º semestre da disciplina de clínica médica e semiologia, do curso de medicina veterinária.
O Projeto Carroceiro
A região metropolitana de Belém possui cerca de quatro mil animais utilizados no trabalho de tração. Muitos deles são vítimas de maus tratos e é comum serem abandonados nas vias públicas. Vários desses animais são resgatados pelos órgãos de fiscalização, como a Delegacia de Meio Ambiente (DEMA) e o Centro de Controle de Zoonoses e encaminhados à UFRA.
(Com informações da Ufra)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar