O pedido de renúncia do bispo da prelazia do Marajó, José Luis Azcona, 76 anos foi aceito pelo papa Francisco nesta quarta-feira (1º) de acordo com o Código do Direito Canônico. O papa nomeou o frei Evaristo Pascoal Spengler, OFM, como bispo do Marajó.
Dom Azcona continua internado em um hospital particular de Belém, para fazer um tratamento após o acidente que sofreu no dia 1º de maio. Azcona foi atingido por um búfalo no momento em que participava de uma procissão no Marajó.
Frei Evaristo atua como vice-ministro da Província Franciscana da Imaculada Conceição e como secretário do Secretariado da Evangelização. Frei Evaristo Spengler é natural de Gaspar, Santa Catarina. Ingressou no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), aos 17 anos. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ). A sua especialização em Bíblia e pós-graduação em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém.
A CNBB divulgou na manhã de hoje uma nota em agradecimento ao trabalho exercido por Azcona. Leia a nota na íntegra:
"É com muita estima e uma enorme gratidão, que o Regional da CNBB Norte 2 agradece o importante trabalho missionário e profético desempenhado por Dom Azcona à frente da Prelazia do Marajó, sempre caminhando lado a lado com o povo.
O espanhol Dom José é religioso da Ordem dos Agostinianos Recoletos, sendo ordenado sacerdote no Concílio Vaticano II, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Em 1985 chegou ao Brasil em 1985, e já em 1987 foi nomeado bispo por João Paulo II. Atualmente vive em Soure. Foi 3º Bispo do Prelado de Marajó.
Durante os últimos 30 anos vivendo na região marajoara, o Bispo se dedicou na busca pela dignidade humana, no combate à exploração sexual, ao tráfico de pessoas, sofrendo ameaças, mas nada deixava calar sua voz, e sempre seguia em frente junto à população.
Agradecemos todo o empenho e dedicação deste grande profeta!"
(Com informações da CNBB)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar