Duas empresas foram interditadas após diversas denúncias feitas pela população do distrito de Outeiro e adjacências sobre o forte mau cheiro gerado pelas instituições. A operação para fechar os locais foi realizada na manhã desta sexta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
O prazo da interdição começa a valer a partir do próximo sábado (18), período estimado para que as empresas Repar - Reciclagem Industrial de Animais Ltda. e o Curtume Ideal encerrem o processo de recebimento de mercadoria e paralisem das atividades.
Já outra empresa também denunciada pela população, a Curtume Couto do Norte, passou por uma avaliação do processo de curtimento, quando foi solicitada a documentação de licenciamento que deverá ser entregue à Semma no prazo de cinco dias úteis.
Devido às diversas denúncias de moradores da área, sobre o odor liberado pelas empresas notificadas, a secretaria realizou a operação como medida cautelar, visando o fechamento temporário até que se cumpram as determinações estipuladas, de melhoramento e adequação do sistema do tratamento de efluentes da atividade exercida por cada uma.
Durante a semana, representantes da Ideal e Repar deverão reunir com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente para definir estratégias e, assim que o prazo de interdição estiver valendo, a Semma fará o acompanhamento para certificar que as empresas estão cumprindo a medida.
Quem quiser denunciar crimes ambientais aos órgãos de fiscalização ambiental ou sanitária, pode fazer isso direto na sede da Semma (Tv. Quintino Bocaiúva, 2078) ou ligar para o 190. Para o departamento de Vigilância Sanitária, as reclamações e denúncias podem ser realizadas pelo número 3344-1754.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar