Sem água nas torneiras há mais de uma semana, a comerciante Maria da Silva, 42, não consegue lavar as roupas da família que se acumularam. Ela conta apenas com a solidariedade da vizinha, a dona de casa Nilzélia Miranda, 50, a única que possui um poço artesiano em casa e tem ajudado a vizinhança da SN 7, no conjunto Maria Helena Coutinho, no bairro do Tenoné, em Belém. O problema afeta não apenas o residencial, mas o conjunto da Cohab, também.
Ontem, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que, inicialmente, falhas mecânicas no motor-bomba do poço que abastece o setor estariam ocasionando a falta d’água. Entretanto, na manhã do último domingo (12), uma pane paralisou por completo o abastecimento. Moradora da SN 11, no conjunto Cohab, a funcionária pública Merian Damasceno, 47, aproveitou para aparar a água da chuva que desabou no período da tarde. “É só para usar no banheiro. Estamos almoçando fora, para não sujar muita louça”, pontua.
PROBLEMA
Merian conta ainda que, na semana passada, faltava água durante o dia e voltava por volta das 19h. Mas o abastecimento foi interrompido totalmente desde o fim de semana passado. “Faz muitos dias que a água não sobe para a caixa d’água que temos aqui”, acrescenta, sobre a situação vivida dentro de casa.
Interrupção no bairro é frequente
A promotora de vendas Tatiane Torres, 35, também mora no conjunto da Cohab, no Tenoné, em Belém, e divide uma casa de dois andares com os pais, onde há um poço artesiano que também ajuda os demais moradores. Ela conta que, normalmente, utiliza a água da Cosanpa para tomar banho e lavar louça. Mas necessita da água do poço para beber, fazer comida e lavar roupa. “A qualidade da água da Cosanpa é péssima. Vem muito suja. A nossa pele fica áspera”, critica.
Tatiane diz ainda que as interrupções no abastecimento têm se tornado frequentes. “Eles vêm de manhã, ajeitam, mas a tarde falta de novo”, diz.
COSANPA
Em nota, a Cosanpa informou que uma equipe da Companhia havia sido deslocada para o local, a fim de fazer a troca do motor-bomba e normalizar a situação. O texto explica que o abastecimento no bairro do Tenoné estava previsto para retornar ainda ontem.
(Pryscila Soares/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar