plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará ganha novas Unidades de Conservação. Conheça!

Foi oficializado nesta segunda-feira (20), através dos Decretos de Nº 1.566 e 1.567, publicados no Diário Oficial do Estado, a criação de quatro Unidades de Conservação do Estado do Pará: o “Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal” e a “Re

twitter Google News

Foi oficializado nesta segunda-feira (20), através dos Decretos de Nº 1.566 e 1.567, publicados no Diário Oficial do Estado, a criação de quatro Unidades de Conservação do Estado do Pará: o “Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal” e a “Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel”, localizadas no Município de Senador José Porfírio, e a “RDS Campo das Mangabas” e “REVIS Padre Sérgio Tonetto”, ambas localizadas no Município de Maracanã.

As informações são da assessoria da Ideflor-Bio.

Caberá ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) administrar e presidir o Conselho Deliberativo e o Conselho Consultivo das quatro novas Unidades de Conservação, a serem constituídos por representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil, adotando as medidas necessárias à sua efetiva proteção e implantação. Ficam autorizados a Procuradoria Geral do Estado e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) a promoção as medidas administrativas e judiciais necessárias a regularização fundiária das áreas integrantes.

A categoria “Refúgio de Vida Silvestre” é recomendada para espécies que tenham ameaçado o seu sítio de reprodução e se destina à proteção da biodiversidade encontrada na região. Já a “Reserva de Desenvolvimento Sustentável” é uma zona do entorno do refúgio de vida silvestre e reúne as ilhas do rio Xingu, assim como parte da comunidade que vive à beira do rio e desenvolvem a pesca como principal atividade econômica.

De acordo com Crisomar Lobato, diretor de Gestão da Biodiversidade, do Ideflor-bio, a partir da criação das quatro Unidades de Conservação, o Instituto pretende fomentar o desenvolvimento sustentável do ponto de vista sociocultural e ecológico. “Queremos criar condições de infraestrutura para a efetivação de projetos de manejo de recursos naturais com o intuito de produzir e difundir o conhecimento tradicional, o turismo ecológico e a educação ambiental, trazendo para as populações locais alternativas de renda e maior conscientização na conservação do meio ambiente. Nas unidades de proteção integral o objetivo principal é garantir a proteção da biodiversidade por meio da evolução da flora e da fauna no seu interior, visando, principalmente, os estudos e a pesquisa científica.”, afirmou.

RDS VITÓRIA DE SOUZEL

Localizada no leito do Rio Xingu, a “Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel” possui uma área extensa de 22.956,88 hectares, e visa garantir a proteção dos recursos ambientais e socioculturais existentes na área, assim como assegurar a integridade dos atributos e a manutenção do equilíbrio ecológico existente, quando da realização de atividades permitidas, entre outros.

Com a criação desta Reserva é garantida a proteção dos recursos ambientais e sócio-culturais existentes na área.

RDS CAMPO DAS MANGABAS

Com a preservação dos 7.062,02 hectares da “Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Campo das Mangabas”, se assegura a colaboração das comunidades locais, no exercício das atividades de fiscalização, de competência do órgão ambiental, relativas à proteção dos recursos naturais existentes e combate as queimadas; É promovida também a realização de pesquisas relativas a modelos de desenvolvimento sustentável que se adaptem às condições ambientais da área, bem como relativas à biodiversidade.

REVIS TABULEIRO DO EMBAUBAL

O “Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal”, possui área de 4.033,94 Hectares e é o maior local de desova de quelônios. Com a sua criação há a preservação do rico patrimônio biológico do Rio Xingu, de aves migratórias e demais espécies da fauna amazônica em situação de vulnerabilidade, a preservação de ambientes naturais onde se asseguram existência ou reprodução de espécies locais, residentes ou migratórias, além de assegurar a pesquisa científica e propor ações que diminuam o risco de espécies ameaçadas serem extintas.

O REVIS é composto por dezenas de ilhas cobertas com vegetação nativa, com poucas casas de ribeirinhos

REVIS PADRE SÉRGIO TONETTO

O “Refúgio de Vida Silvestre Padre Sérgio Tonetto”, com uma área de 339,28 hectares, tem o objetivo de preservar os ambientes onde se asseguram a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória, assim como a preservação de um ecossistema de rara ocorrência no Estado do Pará, campo cerrado.

O refúgio também visa preservar os ambientes onde se asseguram a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!