Marabá tem se destacado como o segundo maior rebanho bovino do Estado. Com mais de 1 milhão de cabeças de gado, o município perde apenas para a cidade de São Félix do Xingu, também na região sudeste do Pará. A informação é da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Por conta disso, um dos maiores leilões de gado do Brasil acontece justamente durante a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), que começa no sábado dia 2 de julho. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, Antônio Caetano, é daqui que a carne é exportada para várias partes do mundo como Europa e China, com exportação, inclusive, de boi vivo e de enlatados para os Estados Unidos. 

Uma forma de impulsionar a produção é comprar animais de raça em leilões de gado, touros e matrizes leiteiras. Um ótimo lugar para fazer bons negócios é a Exposição Agropecuária de Marabá, considerada a maior da Região Norte, que esse ano está na 30ª edição e vai realizar 9 leilões presenciais e um virtual, no Parque de Exposições José Francisco Diamantino. 

Segundo Mauricio Fraga, diretor do Sindicato Rural, o leilão virtual é vantajoso porque o gado é filmado na fazenda e os compradores podem dar lance por telefone. “Para mostrar a qualidade dos rebanhos, os produtores capricham na escolha dos animais durante a Expoama”, destaca Mauricio.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS