Estudos apontam que os cuidados com as mulheres grávidas vão além do pré-natal convencional. A boca também deve ser tratada e acompanhada durante o período de gestação. Os profissionais da odontologia acreditam que têm sido cada vez mais evidentes os nascimentos prematuros quando a mãe tem alguma enfermidade na gengiva. Esse problema também pode ocasionar que os bebês nasçam com o peso abaixo do normal.
Para esclarecer dúvidas assim, hoje Belém sediará o 1° Encontro Nacional de Gestantes. A programação inicia a partir das 15h, no Computer Hall. O evento é uma realização do Grupo Qualidade em Saúde, que conta com a participação de 23 cirurgiões-dentistas, que buscam estratégias e estudos para promover o bem-estar social.
PÚBLICO-ALVO
A atividade está sendo oferecida a qualquer grávida que tenha o interesse em saber mais sobre os problemas ocasionados por doenças na boca, durante a gravidez. As palestras também serão ministradas a outros profissionais da área de saúde.
Para a dentista clínica geral, Jaqueline Aurora Chaves, o encontro vai desmistificar sobre o acompanhamento odontológico durante a gravidez e levar informações das doenças na boca neste período. “É necessário que a gestante tenha um acompanhamento. Pode ser evitado o acúmulo de bactérias na gengiva e, consequentemente, na corrente sanguínea”, explicou.
As doenças nas gengivas podem estimular o trabalho de parto. “Quem tem problema na gengiva, pode ter um parto prematuro e o bebê nascer com baixo peso”, ressaltou Jaqueline. Durante o evento, também será oferecido um check-up preventivo digital odontológico. Segundo a dentista, essa tecnologia de ponta ajuda a diagnosticar os problemas bucais das gestantes. A programação é gratuita.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar