Na manhã da terça-feira (30), concursados fizeram um ato em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semec), em Belém. De acordo com a Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), o objetivo da manifestação é cobrar a posse de 350 aprovados no Concurso Público 001/2012, promovido há quatro anos pela secretaria.

As nomeações foram publicadas na edição nº 12.954 do Diário Oficial do Município, veiculado no dia 28/12/2015, por determinação da Justiça estadual. No entanto, passados nove meses, o prefeito e candidato à reeleição Zenaldo Coutinho não deu a posse os convocados.

Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, "o descumprimento de determinação da Justiça, ajuizada pela Defensoria Pública do Estado, que ordena a nomeação dos aprovados no certame, além de desmoralizar o Judiciário e a Defensoria Pública, tem prejudicado centenas de pais e mães de família que, com muito esforço se d edicaram e foram aprovados no certame".Para Emílio, "os direitos dos concursados estão sendo absurdamente violados e precisam ser imediatamente corrigidos", finalizou.

A reportagem do DOL entrou em contato com a Prefeitura de Belém para saber se há previsão de posse dos concursados.

(DOL)

MAIS ACESSADAS