A menos de um mês para o Círio de Nazaré, os meios de hospedagem associados ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA) estão com apenas uma média de 30% da capacidade fechada e confirmada para o segundo final de semana de outubro, quando é realizada uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Os dados foram levantados pela entidade entre os dias 8 e 10 deste mês.
A pesquisa apontou ainda que a média de reservas fechadas, mas que ainda não foram confirmadas, soma uma faixa de 35% da capacidade dos meios de hospedagem. A estimativa da entidade sindical para este período é de que a taxa de ocupação chegue aos 90% no final de semana do Círio. Ou seja, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, os hostels, albergues, pousadas, hotéis e outros meios de hospedagem na capital paraense não devem alcançar os 100% da capacidade durante o círio - a melhor temporada para o setor.
Para o assessor jurídico do SHRBS-PA, Fernando Soares, os dados precisam ser analisados de uma forma ampla para poder compreender o atual cenário do setor. “O país vive uma crise, as passagens estão mais caras este ano. É importante verificar que poucas pessoas viajam sozinhas e em ocasiões como o Círio de Nazaré tentam levar a família - pelo menos a esposa ou o marido”, disse Fernando.
A pesquisa constatou também que a média de dias em que os turistas ficam na capital reduziu. “Nos anos áureos, a média de dias que os turistas ficavam na capital variava de 7 a 10 dias. Nos últimos anos a média reduziu para uma variação de 4 a 6 dias”, observou o assessor jurídico do sindicato, que acrescentou que a presença destes turistas na cidade alavanca a economia em setores de alimentação fora do lar, bares, boates e casas de show.
Segundo o Dieese/PA e a Setur, os turistas que chegam de outros Estados vem de cidades como o Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo. “A passagem aérea de uma pessoa adulta que vem do Rio de Janeiro para Belém no último final de semana estava sendo vendida por R$ 1676 – a mais barata e isto somente a vinda. Calcula-se aí a volta e mais as passagens do acompanhante, por exemplo”, analisou Fernando.
Turismo religioso
Apesar das estatísticas apontaram um movimento menor que os anos anteriores, o setor de hospedagem e alimentação fora do lar ainda estão otimistas. Isto porque este ano, o segundo semestre ficou em alta com o turismo religioso.
“Primeiro foi a realização do Congresso Eucarístico realizado no mês passado. Milhares de turistas estiveram em Belém e uma parcela considerável deste grupo deve voltar para o Círio”, ressaltou Fernando Soares, assessor jurídico do SHRBS-PA.
(Com informações do sindicato)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar