A 15 dias do 2º turno das eleições municipais 2016, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está preparando o esquema de segurança para o pleito de 30 de outubro. Na manhã de ontem, a chefia da Segurança Institucional do colegiado se reuniu, no prédio sede, com representantes do Ministério Público, polícias Civil e Militar e órgãos de trânsito. 

Gerson Maia, chefe do gabinete de Segurança Institucional, afirmou que, apesar de alguns conflitos isolados - como em Cachoeira do Piriá, onde o cartório eleitoral foi invadido por um grupo político e a Polícia Civil precisou intervir -, o trabalho foi considerado bom na 1ª votação. E o esquema não deve mudar muito para o dia 30. “Onze mil policiais para um Estado da dimensão do nosso é um desafio para distribuir. Mas, creio que fizemos um bom trabalho, ainda mais com a colaboração dos outros órgãos”, disse. “Então, isso deve se manter para o 2º turno”.

CONTAS

Ao mesmo tempo, o setor de Controle Interno e Auditoria do TRE realiza treinamentos de 400 servidores das 106 zonas eleitorais espalhadas pelo Estado. Até a última semana do mês, eles serão capacitados para fazer a análise das prestações de contas de campanha dos candidatos que concorreram às eleições 2016 no Pará. O objetivo é garantir uma checagem precisa, com direito a cruzamento com bancos de dados de instituições como cadastro único do Bolsa Família e Rede de Atenção à Saúde (RAS). Essa análise deve ser concluída até 3 dias antes da diplomação dos candidatos, marcada para o dia 19 de dezembro. O prazo para a entrega da documentação, por parte dos candidatos que participaram do 1º turno, encerra no próximo dia 1º.

CONTAS A SEREM JULGADAS NO PARÁ 549 candidatos a prefeito e 1.498 ao cargo de vereador.

(Carolina menezes/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS