plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Eleitor que não votou no 1º Turno pode votar no 2º

No próximo domingo (30), eleitores de 57 cidades de 20 estados brasileiros voltarão às urnas para decidir quem serão os prefeitos nos próximos quatroa anos. Em Belém, única cidade paraense a ter segundo turno, as eleições começam às 8h e vão até 17h. Mes

No próximo domingo (30), eleitores de 57 cidades de 20 estados brasileiros voltarão às urnas para decidir quem serão os prefeitos nos próximos quatroa anos. Em Belém, única cidade paraense a ter segundo turno, as eleições começam às 8h e vão até 17h.

Mesmo quem não compareceu à seção eleitoral no primeiro turno das eleições municipais, no dia 2 de outubro, nem conseguiu justificar a ausência às urnas, poderá votar normalmente nas eleições do domingo.

Caso esteja fora do seu domicílio no dia, o eleitor poderá justificar a ausência apresentando o Requerimento de Justificativa Eleitoral nos locais de votação. O documento é distribuído nesses locais e também pode ser impresso no portal do TSE na internet. O eleitor terá de preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário.

Além do requerimento preenchido e do número do seu título, o eleitor terá de apresentar um documento de identificação oficial com foto, como carteiras de identidade, de habilitação ou de trabalho, passaporte, identidade funcional ou qualquer outro documento de valor legal.

Se o eleitor não puder apresentar a justificativa no dia da votação, deverá fazê-lo até o dia 29 de dezembro (60 dias após o segundo turno). E quem não votou, nem justificou a ausência no primeiro turno tem até o dia 1º de dezembro para fazê-lo. Nessas situações, a justificativa poderá ser entregue em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral ou encaminhada, via postal, ao cartório da zona eleitoral onde o eleitor for inscrito.

Evite problemas! Veja algumas dicas para o próximo domingo e evite contratempos e outros problemas:

1. Fique atento ao horário e saia com antecedência para evitar ficar preso no trânsito. As eleições acontecem das 8 h às 17h, horário de Belém.

2. Caso não saiba seu local de votação, consulte com antecedência pelo site do TRE-PA;

3. Fique atento, pois em alguns municípios houve alteração no local de votação. Veja se é seu caso clicando aqui;

4. É obrigatório levar um documento oficial com foto (como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros);

5. Leve também seu Título eleitoral (não é obrigatório, mas ajuda a localizar a seção de votação e acelera a identificação do eleitor);

6. Você pode usar camiseta, broche, adesivo e levar santinho para votar, desde que não cause tumulto ou caracterize boca de urna.

(Com informações da Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias