O Uma ação social sobre o Dia Mundial de Combate ao Diabetes será realizada, hoje (14), no Mercado do Ver-o-Peso. Quem passar pelo ponto turístico entre 8h e 12h terá a oportunidade de aferir a pressão arterial, verificar a massa corpórea e medir as taxas de glicose no sangue de forma gratuita. O evento é promovido pela Casa do Diabético.
Por se tratar de uma doença silenciosa, o médico endocrinologista Francisco Pedroza orienta que as pessoas acima de 40 anos, que estejam acima do peso ou as que tenham histórico de diabetes na família realizem anualmente o exame que constata a ocorrência do diabetes. Segundo ele, a maior parte das pessoas diabéticas descobre a doença através da realização das avaliações médicas de rotina. “O principal objetivo da ação é fazer o que chamamos de busca ativa ao diabetes”, explica.
O médico garante que a diabetes não manifesta sintomas, então o exame é fundamental. Para que o diagnóstico seja feito de forma correta, o médico explica que é necessário que o paciente realize o exame – que consiste em uma pequena furada na ponta do dedo – apenas a partir de 2 horas após a refeição.
A expectativa é que, no dia da ação, as pessoas atendidas já tenham feito a primeira refeição do dia. “Quando a pessoa realiza o exame em jejum, ocorre o que chamamos de diabetes encubada”, explica. “Se ela fizesse o exame depois de se alimentar atestaria a doença. Nesses casos a pessoa tem a doença, mas nem sabe”.
INSULINA
Além de promover o diagnóstico, a ação ainda pretende alertar a população para os riscos da doença. “Quanto mais cedo o paciente iniciar a insulina, mas cedo ficará protegido contra as complicações que podem ocorrer, como cegueira, amputações, problemas renais”, garante o médico.
COMO EVITAR O DIABETES: ORIENTAÇÕES
Combata a obesidade, com refeições equilibradas e exercícios físicos adequados.
Faça um check-up preventivo a cada ano.
Coma bastante frutas e verduras, e evite comidas com açúcar em excesso.
(Cintia Magno/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar