Contrários à ocupação da Universidade Federal do Pará (UFPA), um grupo de estudantes do movimento chamado "UFPA Livre' promoverá na terça-feira (29) uma ação de limpeza em alguns dos prédios da instituição. O "Limpaço" deve começar pela tarde e está sendo divulgado pelo facebook:

De acordo com a descrição do evento, "infelizmente as ocupações deixaram uma triste marca na Universidade Federal do Pará, a depredação do patrimônio público, que sempre existiu, mas que teve uma notoria intensificação nesse período de ocupação. (...) Vamos todos revitalizar o espaço da UFPA, limpando as pichações, recolhendo lixo, e reavendo os materiais para seus institutos e salas de aula", diz o texto. A reportagem do DOL tenta contato com alguns membros do movimento para maiores informações sobre a ação.

Pichações na UFPA

Em janeiro, uma intervenção urbana realizada durante um sarau artístico na UFPA causou polêmica entre a comunidade acadêmica e pessoas de fora da instituição. Durante o ato, as paredes de um dos blocos de aula foram pichadas com frases contra a homofobia e apoio a movimentos de minorias.

As pichações ocorreram nas paredes do bloco J, no campus básico, onde são ministradas as aulas do curso de Direito. Algumas frases inclusive foram escritas sobre a entrada do Centro Acadêmico do curso.

Depois da polêmica envolvendo a ação dos estudantes, jovens que seriam os responsáveis pelas pichações limparam as paredes do local e divulgaram nota informando que "fizemos a auto-crítica e nos desculpamos pelo acontecido durante o nosso Sarau".

Segundo o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, modificada na Lei nº 12.408, de 2011), pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano resulta em detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

(DOL)

MAIS ACESSADAS