Portuários de todo o país paralisaram as atividades nesta quarta-feira (30), em um movimento de protesto contra uma série de medidas em votação no congresso nacional. No Pará, os trabalhadores realizaram duas manifestações, no porto do Miramar, em Belém, e em Vila do Conde, no município de Barcarena, no nordeste paraense.

“Nossa pauta é bem extensa, mas se foca principalmente nas questões macro, que envolvem trabalhadores de todos os setores do país”, afirmou Dalton Beltrão, diretor do Sindicato dos Portuários do Pará e Amapá (Sindiporto). “Tem a questão da PEC 55 (que determina um teto no valor de investimentos em diversos setores), que afeta diretamente os investimentos nos portos, a mudança na previdência, que afeta nossa aposentadoria, mudanças na legislação trabalhista, o fim da validade de acordos coletivos vencidos. Tudo que irá acabar com nossos direitos conquistados”.

A paralisação deverá durar 24 horas e foi aprovada nacionalmente durante uma assembleia nacional da categoria. “A ideia foi manifestar nosso descontentamento com todas essas medidas que prejudicam o trabalhador”, continuou Dalton. “Agora, vamos agendar nova reunião para deliberar novos atos. Ainda em dezembro deveremos nos manifestar novamente”.

(DOL)

MAIS ACESSADAS