plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Aplicativo ajuda a detectar doenças em plantas

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as doenças de plantas produzem impactos econômicos e sociais significativos no sistema de cultivo agrícola, causando aumento no custo de produção, queda de produtividade e abandono de

twitter Google News

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as doenças de plantas produzem impactos econômicos e sociais significativos no sistema de cultivo agrícola, causando aumento no custo de produção, queda de produtividade e abandono de atividade produtiva devido aos prejuízos financeiros diretos e indiretos. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir as perdas.

Para auxiliar nessa detecção de doenças, alunos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP em Pirassununga criaram um aplicativo que torna possível reconhecer irregularidades em plantas por meio de imagens. O Agrovisão propicia o diagnóstico precoce e identifica os sintomas que ocorrem em cada tipo de doença e deficiência nutricional em plantas.

A tecnologia foi desenvolvida durante uma maratona de programação promovida pela Embrapa. A competição Hackathon Universitário Embrapa, realizada em novembro de 2016, buscou soluções tecnológicas para apoiar pesquisas para o diagnóstico automático de doenças em cultivos agrícolas a partir de captura, processamento e armazenamento de imagens de plantas. A equipe, chamada de Time Limit Exceeded USP, ficou em 3º lugar na edição Campinas.

O funcionamento do Agrovisão está baseado na seguinte proposta: o usuário tira foto de uma flor ou fruto, essa imagem é enviada ao servidor que avalia se a foto atende a certas especificações como, por exemplo, não ter reflexo da luz ou mau posicionamento. Se o servidor encontrar algum problema na foto, é solicitada uma nova imagem.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias