Na tarde da última segunda-feira (20), moradores, professores e alunos da comunidade Itacupé interditaram a rodovia PA-252, que liga o município de Barcarena para Abaetetuba, região nordeste do Pará, em protesto pela decisão do governo do Estado em acabar com o Sistema de Organização Modular de Ensino (Some). O protesto durou mais de 7 horas. 

Com o protesto, que terminou fim da tarde de segunda (20), o trânsito na rodovia ficou bastante complicado. Não houve registro de acidentes no local.

De acordo com os manifestantes, através do Some, os professores são deslocados para ilhas e lugares distantes para dar aula aos ribeirinhos e comunidades, mas o governo quer mudar o sistema para o programa de aceleração da aprendizagem no Pará, Mundia.

Segundo a comunidade escolar, a decisão do governo vai de contra as necessidades dos alunos que já fazem parte do projeto há anos e o governo não reúne para discutir sobre a mudança.

Respostas

A prefeitura de Abaetetuba informou em  nota que   participou  desde o início do ano de várias reuniões  para discutir sobre o Some no município e que não concorda com a implantação do Mundia na região.O prefeito disse ainda que a gestão não tem como  garantir a infraestrutura necessária como material didático  e profissionais especializados para  atuar  dentro do novo projeto do governo do Estado.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que tem mantido constante diálogo com a Prefeitura de Abaetetuba para que juntas, busquem uma solução para garantir a matrícula dos alunos do 6º ano das comunidades rurais e ribeirinhas do município.

A Seduc esclarece ainda que o Sistema Modular de Ensino (Some) foi criado somente para garantir a oferta do ensino médio em localidades que não há escolas estaduais e que a oferta do ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios.

A Prefeitura, por sua vez, alega que não tem condições de assumir essas turmas. ​Dentro das negociações, ​a Secretaria avalia a possibilidade de ofertar o Projeto ​Mundiar para o 6°​ ano daquele município. 

(Com informações de Vieira Filho/Diário do Pará – Sucursal Abaetetuba)

MAIS ACESSADAS