A cassação do mandato do governador do Estado do Pará, Simão Jatene (PSDB) e de seu vice, Zequinha Marinho (PSC), ganhou destaque na mídia nacional. Os principais jornais, sites de notícias e agências divulgaram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). A revista Veja comparou a decisão com a perda do mandato do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e de seu vice,Francisco Dornelles.

Assim como Simão Jatene e Zequinha Marinho, os dois foram cassados por abuso de poder político e econômico na eleição de 2014. A revista Veja destacou ainda que o programa Cheque Moradia, do governo de Jatene, que teria sido utilizado com a finalidade de obter votos para a candidatura à reeleição, “prejudicou a normalidade da disputa”. A notícia ganhou manchete no site do jornal Valor Econômico e a página do do G1, que é editado no Pará pela Rede Liberal, foi um dos últimos a divulgar a notícia da cassação do mandato de Jatene, publicando a matéria já no fim da tarde. 

O Estadão destacou a crescente do número de beneficiados com a proximidade das eleições. Já O Globo destaca que Jatene e Marinho terão três dias para recorrer junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

(Luiza Mello/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS