Quem pretende aproveitar o feriado da Semana Santa fora de Belém vai gastar mais que em 2016. Os transportes intermunicipais estão 17% mais caros em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA).

A pesquisa mostra que os reajustes autorizados este mês pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) foram generalizados, inclusive para quem vai pegar estrada em carro particular.

As pesquisas do Dieese foram feitas diretamente nos guichês do Terminal Rodoviário de Belém, na última segunda-feira e na manhã de ontem.

Os aumentos atingem o transporte rodoviário de passageiros, tanto intermunicipal quanto interestadual. Porém, a expectativa do órgão é que a movimentação de saída para o feriado nas estradas estaduais e federais deve se intensificar a partir de hoje. 

Entre os destinos mais procurados no Pará estão Mosqueiro, Curuçá, Bragança, Marudá, Vigia e Cametá. Quem sair do Estado de ônibus também desembolsará um pouco mais: 9,04% de aumento em relação à última Páscoa. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). 

MOSQUEIRO

A tarifa urbana para a Ilha de Mosqueiro sofreu reajuste de 14,94%, ou seja, R$ 5. Para o ônibus intermunicipal, o custo será de R$ 10. Até as passagens fluviais para a Ilha de Cotijuba subiram de preço.

Para quem pretende pegar a estrada em carro particular, os custos também estão maiores, podendo pagar até 7% mais caro no preço do combustível, em relação ao ano passado.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS