A Guamá Tratamento de Resíduos, empresa responsável pelo lixão de Marituba, colocou em operação duas novas medidas que devem reduzir a geração de mau cheiro no local. A firma pôs em funcionamento um sistema neutralizador de odor e passou a depositar resíduos em uma nova área. As duas medidas integram o conjunto de ações destinado ao reforço e melhoria operacional do empreendimento, totalizando investimentos que ultrapassam os R$ 10 milhões.

Bruno Caldas, Gerente de Operações da Revita, controladora da Guamá, explica que o equipamento de combate aos odores é um sistema móvel que permite atuar diretamente na área operacional, em especial na frente de trabalho que recebe os resíduos. Segundo ele, a tecnologia permite borrifar um composto no ar que acelera as reações que levam à eliminação dos odores. O produto age sobre as moléculas causadoras de odor e as transforma em moléculas estáveis e sem cheiro.

Equipamentos para neutralizar odores estão sendo implantados (Foto: Divulgação)

AUTORIZAÇÃO

Com a entrada em operação da nova área de disposição de resíduos, a Guamá promete dar mais agilidade à atividade de cobertura dos resíduos, medida importante para minimizar o odor consequente das chuvas que assolaram a região no início desse ano. O local já estava construído e pronto para a disposição de material, aguardando apenas a liberação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que emitiu, na tarde da última quinta-feira (4), a autorização de uso do espaço.

(Diário do Pará)

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