plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pescado continua em alta, aponta Dieese

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) realizou um estudo e foi constatado pelo sexto mês consecutivo que o preço do pescado comercializado em mercados municipais voltou a subir. As pesquisas mostram ain

twitter Google News

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) realizou um estudo e foi constatado pelo sexto mês consecutivo que o preço do pescado comercializado em mercados municipais voltou a subir.

As pesquisas mostram ainda que no mês de abril, a maioria do pescado apresentou elevações de preços.

Em abril, os maiores reajustes foram nos preços dos seguintes tipos de pescados, sarda com alta de 8,73%, seguida da pirapema com alta de 7,88%, tucunaré com alta de 5,62%, pescada amarela com alta de 4,77%; tamuata com alta de 4,42%, pratiqueira com alta de 3,98%, corvina com alta de 3,63%, bagre com alta de 3,29%, dourada com alta de 2,69%, peixe pedra com alta de 1,96% e do filhote com alta de 1,73%.

Também no mês de abril, várias espécies de pescado apresentaram recuo de preços, com destaque para o curimata com queda de 14,42%, seguido do Camurim com queda de 12,50%, mapará com queda de 10,76%, xaréu com queda de 10,61%, arraia com queda de 9,85%, aracu com queda de 8,17%, cangata com queda de 6,20%, pescada branca com queda de 5,45% e do tambaqui com queda de 5,31%.

O Dieese divulgou ainda que a trajetória do preço do pescado comercializado em mercados municipais da capital nos quatro primeiros meses de 2017 também teve alta de preços na grande maioria do pescado pesquisado e em percentuais acima da inflação estimada para o período em 1,00%, os destaques foram, o cação com alta de 35,60%, seguido da sarda com alta de 30,50%, aracu com alta de 30,26%, curimatã com alta de 27,93%, tainha com alta de 24,79%, serra com alta de 23,90%, dourada com alta de 22,74%, pescada gó com alta de 22,61%, arraia com alta de 20,34%, piramutaba com alta de 18,21%, pescada branca com alta de 17,44%, peixe pedra com alta de 15,15%, pescada amarela com alta de 14,87%, pratiqueira com alta de 13,06%, gurijuba com 12,40%, corvina com alta de 12,05%, tamuatá com alta de 12,02% e camurim com alta de 11,68%.

Também no mesmo período poucas espécies de pescado apresentaram recuo de preços, as mais expressivas foram, tucunaré com queda de 7,89%, seguida do mapará com queda de 6,76% e do cangata com queda de 6,20%.

(Com informações do Dieese/PA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!