Nesta quarta-feira (17), 28 vereadores aprovaram o requerimento proposto pelo vereador Adriano Coelho (PDT), sobre instalação de aparelhos de ar condicionado nos coletivos da capital paraense. A implantação dos equipamentos será debatida em uma sessão especial, sem data divulgada.

 "É notória a necessidade de ar condicionado nos coletivos de Belém. O que precisamos é esclarecer as mudanças que vão acontecer com essa implantação, como o aumento da passagem. Por isso queremos chamar a população para a troca de ideias", relatou Adriano.

"A população precisa ser informada que a implantação dos equipamentos vai ter custo. O gasto de combustível, por exemplo, vai aumentar em mais de 20%. Um estudo não oficial estima que a tarifa subiria para R$ 4,85. Será que a população quer pagar isso?", disse o vereador Henrique Soares.

Para a sessão especial, a expectativa é que os parlamentares já tenham em mãos o estudo técnico sobre os impactos na tarifa.

Ontem (16), 30 vereadores protocolaram um ofício que foi encaminhado para a Prefeitura de Belém. No documento, que tem a assinatura dos parlamentares, o presidente da Câmara, Mauro Freitas, solicita que "por meio de órgão competente sejam feitos estudos técnicos pertinentes no sentido de viabilizar nos transportes coletivos urbanos do município de Belém, a instalação de ar-condicionado". O ofício solicita ainda que o projeto apresentado pela prefeitura descreva de forma detalhada os impactos que possam a vir alterar a planilha tarifária.  Devem participar do levantamento, além da SEMOB, o Ministério Público, Dieese, OAB-Pa e outros órgãos que podem contribuir para o processo. 

(Com informações da Câmara Municipal)

MAIS ACESSADAS