Primeiro do país a institucionalizar o método da constelação no judiciário brasileiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em parceria com a Devry Faci, iniciou o curso de Percepção Sistêmica, que ajuda no entendimento dos conflitos ocultos nos processos judiciais. A ferramenta, que é bastante utilizada nas Varas das Famílias, também será ministrada em outros estados.
O desembargador Walter Paro, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), tem 12 anos de experiência e mais de 400 constelações realizadas. “No Tribunal está sendo usada para buscar a conciliação das famílias. Pegar os núcleos familiares que estão doentes, onde você tem separações, questões de guarda de filho, pagamento de pensões alimentícias e onde uma sentença tradicional não dá efeito. Então a Constelação já é recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça, pois os dados estatísticos apontam que 90% destes conflitos têm uma solução”, detalhou.
O coordenador de pós-graduação e extensão da Devry Faci, Mário Botelho, destacou a importância da parceria para a sociedade. “O mercado precisa da neutralização desses conflitos nas varas de família e demais unidades judiciárias”.
Magistrados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Justiça paraenses e de outros estados participam do encontro, que vai até amanhã.
(Emily Beckman/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar