Professores da rede municipal de ensino de Marabá, no sudeste paraense, realizaram nesta terça-feira (30) o primeiro dia de mobilizações em alusão à greve da categoria, deflagrada nesta segunda-feira (29). Os servidores realizaram uma série de manifestações na cidade.

Os trabalhadores realizaram atividades simultâneas em diversos bairros do município, para esclarecer o motivo da greve para a população. Eles protestam contra a aprovação de um projeto pelos vereadores de Marabá, no último dia 23, que altera o regimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), entre os pontos negativos do novo PCCR, estão a supressão dos 20% de nível superior, perdas que variam em até R$ 3,6 mil na carreira, redução da gratificação dos diretores, reduz a gratificação dos professores do modular da zona rual e as gratificações de especialização, mestrado e doutorado.

A categoria realizou atos públicos em escolas de diversos bairros. Uma assembleia, ainda sem data definida, deverá ser realizada para discutir os próximos passos do movimento.

(Com informações do Sintepp)

MAIS ACESSADAS