Com estrutura precária e abandonados, dois prédios situados na passagem Matilde, próximo da João Paulo II, bairro Curió Utinga, em Belém, preocupam moradores que residem próximos ao trecho.
De acordo com um morador que denunciou o caso, eles foram "construídos de forma irregular e com fundação precária. Os mesmos já perduram mais de anos; um deles mais de dez anos", explica. Ainda de acordo com ele, o objetivo seria alugar kitnets.
Imagem: Via WhatsApp.
Ainda segundo ele, outras residências já teriam sido atingidas e estariam apresentando fissuras e rachaduras. Diante do caso, o morador afirmou que já pediu providências junto à Defesa Civil, Bombeiros e Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), mas nada foi feito.
Internamente, de acordo com ele, o dono, que não foi identificado, teria mandado instalar vigas do chão ao teto do primeiro andar. "Uma espécie de "paliteiro", entretanto a medida não foi suficiente. Estes prédios estão botando em risco vidas humanas. E ninguém se manifestou", desabafou.
A proximidade dos prédios com outras residências preocupa os moradores. Foto: via WhatsApp
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o responsável por esse tipo de atividades e fiscalizações é o Centro de Atividades Técnica (CAT). "Entramos em contato com eles e não foi nada noticiado sobre a situação, nem solicitado fiscalização ou vistorias no local informado acima".
Já a Defesa Civil informou que nos últimos quatro meses não recebeu nenhum pedido referente a esse endereço, mas vai providenciar uma visita técnica no local para verificar a situação.
A Seurb disse que cabe ao órgão a fiscalização e autuação, em se tratando de obra irregular. "Esta obra foi embargada, autuada e interditada, em maio de 2016. A esfera administrativa se esgota com essa interdição da obra. Posteriormente, o caso foi encaminhada a Semaj - Secretária Municipal de Assuntos Jurídicos para medidas judiciais cabíveis".
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar