Faltando 4 dias para o Dia dos Namorados, as lojas estão aquecidas e os apaixonados buscam por inovação e qualidade a um preço acessível. “A qualidade é um fator primordial e o que percebemos é que surpreender o consumidor com serviços e produtos diferentes é o segredo”, afirma Fabrizio Guaglianone, superintendente do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae Pará).
De acordo com uma pesquisa do Sebrae, a maior parte da intenção de compras para presente se concentra no vestuário (34%), seguido de cosmésticos (18%) e de calçados e acessórios (16%). Saber onde sua empresa se encaixa e em que tipo de produto deve apostar é o primeiro passo para o sucesso nas vendas. Depois, é hora de se destacar da concorrência. “É importante customizar o produto com algo a mais para o consumo aumentar. Você tem de mostrar o que seu cliente ganha comprando de você”, explica. É nesse momento que montar kits, dar brindes ou fazer pacotes podem ser um diferencial. Tudo isso a um preço justo, é claro.
Na loja de presentes de decoração em que Ana Paula Oliveira é gerente, a equipe trabalhou para fazer algo especial desde a vitrine à decoração da loja e na variedade de opções, do porta-retratos a almofadas massageadoras. “Criar um ambiente de dia dos namorados tem dado resultados e devemos crescer 15% em relação ao ano passado”, avalia. Em outra loja de presentes, a gerente Simone Medeiros e os funcionários trazem tanto opções tradicionais, como bichos de pelúcia, a artigos mais diferentes, como samba-canção para maridos. “Nosso carro-chefe são as promoções de cesta de presente, que saem bem econômicas para nossos clientes”, observa.
VARIEDADE
Para a advogada Emily Carneiro, 24 anos, as opções estão muito boas e há muitas novidades. “O preço está normal para essa época do ano e estou adorando os produtos, o difícil é escolher”, brinca. Já o fisioterapeuta Anderson Marcelino, 22, após algum tempo dedicado à pesquisas, foi ao shopping com um tipo de produto certo na cabeça. “Neste ano tem produtos bons com preços acessíveis. Agora, é só escolher o que mais combina com minha namorada”, diz.
DIA D
Ainda segundo o estudo do Sebrae, 37% dos namorados planejam comemorar a data em restaurantes e 14% em motéis. Por outro lado, o diretor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará, Fernando Soares, acredita que a expectativa está muito animadora para motéis e hotéis, mas nem tanto para restaurantes.
Para a primeira categoria a expectativa é que os lucros no Dia dos Namorados sejam de até 200% acima dos dias normais da semana. “Muita gente está preferindo ir direto ao motel ou hotel ao invés de ir primeiro a um restaurante, já que os estabelecimentos estão oferecendo cardápio diferenciado para a data”, aponta Soares. Para ele, são os diferenciais que garantem a clientela, como programações e pacotes com vários serviços inclusos a um preço acessível.
(Alice Martins Morais/Diário do Pará)
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