plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores de Icoaraci sofrem com a falta d’água

A falta de água continua preocupando os moradores do conjunto da Cohab, no bairro da Agulha, no distrito de Icoaraci, em Belém. Segundo a população, há mais de sete meses que eles estão sem conseguir usar a água do abastecimento da Companhia de Saneamento

twitter Google News

A falta de água continua preocupando os moradores do conjunto da Cohab, no bairro da Agulha, no distrito de Icoaraci, em Belém. Segundo a população, há mais de sete meses que eles estão sem conseguir usar a água do abastecimento da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) de forma adequada.

“A água simplesmente não chega. Ela não chega ao chuveiro, não chega à pia. Só tem uma torneira aqui em casa com água, que a gente está usando para encher os baldes”, reclama o servidor público Aderbal Santos, 58, que há 11 anos mora no conjunto e explica que, apesar do abastecimento de água nunca ter sido perfeito, tem piorada muito desde que foi assumido pela companhia. “Tenho de ir trabalhar suado porque não consigo usar o chuveiro e, quando chego, preciso me virar com a pouca água dos baldes pra ir dormir”, relata.

Sua esposa, a professora Selma Santos, 53, diz que lavar roupa nessas condições dá o triplo de trabalho. “Não tem água suficiente, então tenho de ficar indo e voltando com os baldes, enchendo e esvaziando”, critica.

O problema também atinge os vizinhos do casal, como Alex Santos, 27, que mora com sua avó. “O chuveiro está completamente fora de uso, há meses não vê uma gota d’água”, conta.

É ele que põe os baldes para encher na única torneira da residência onde a água consegue chegar e os carrega para ajudar a avó. “Demora meia hora para encher um balde, então atrasa tudo”, continua. A falta d’água também tem pesado no bolso dos moradores. Como o fluxo de água é fraco demais para chegar até a pia, onde fica o filtro purificador, a população está sendo obrigada a comprar garrafões de água mineral para ter o que beber. “Com as pessoas que moram aqui, a gente tem de comprar dois garrafões a cada dois dias. Cada um custa R$ 5,00”, explica Alex, reclamando dos gastos mensais que interferem no orçamento.

INVESTIMENTO

Aderbal já estuda, inclusive, a criação de um poço em seu quintal para se livrar da dependência do abastecimento da Cosanpa. “Tenho que fazer um poço, porque não tem jeito. A gente paga a água todo mês e não chega nada. E um dia desses eles ainda queriam aumentar o preço!”, acrescenta o morador, criticando a proposta de aumento da tarifa em cerca de 35% que havia sido proposto pela Companhia no mês passado, mas suspenso pela Justiça.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!