A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (7) a segunda fase da operação Menecma que tem como foco desarticular uma organização criminosa especializada em saques fraudulentos de valores referentes a precatórios, Requisição de Pequenos Valor (RPV) , benefícios sociais como Seguro Desemprego e Bolsa Família, além de empréstimos fraudulentos feitos em conta corrente de titulares que foram a óbito recentemente.
A PF cumpre nesta sexta-feira oito mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, todos na Região Metropolitana de Belém, que foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Belém.
Os mandados a serem cumpridos foram expedidos em razão de provas obtidas durante a fase de análise do material apreendido na primeira etapa, deflagrada em maio deste ano, quando foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, sete mandados de condução coercitiva e onze mandados de busca e apreensão.
Na Polícia Federal, a investigação foi denominada operação Menecma por causa da utilização de pessoas, chamadas pelos criminosos de “bonecos” ou “dublês” que se dirigem até as agências bancárias com documentos falsos se passando pela pessoa já falecida, para que fossem feitos saques fraudulentos. Durante a investigação a Caixa Econômica Federal informou que os saques fraudulentos alcançaram um total de R$ 1.700.000,00.
(Com informações da PF)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar