Encerra na segunda-feira (14) o prazo de inscrições do concurso da Aeronáutica destinado ao preenchimento de 288 vagas para o curso de formação de sargentos. Do total de oportunidades, 23 são destinadas a aeronavegantes (militar ou civil que exerce função específica a bordo de aeronaves), sendo 14 para a especialidade de comunicações e nove para foto inteligência.

Para os não-aeronavegantes são reservadas 137 vagas, distribuídas entre as especialidades de eletricidade e instrumentos (18), meteorologia (10), suprimento (14), informações aeronáuticas (10), cartografia (6), desenho (5), estrutura e pintura (8), eletromecânica (12), metalurgia (6) e bombeiro (18), além de guarda e segurança (30) que é destinada apenas ao sexo masculino. As outras 128 ofertas do certame são para controle de tráfego aéreo. 

Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de nível médio expedido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2018.
O concluinte do curso será promovido ao posto de 3º sargento, cuja remuneração inicial é de R$ 3.584.

Participação deve ser garantida via internet

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através dos endereços eletrônicos da FAB e da Escola de Especialistas da Aeronáutica. O pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 60, deverá ser efetuado até a data limite de 18 de agosto. 

Avaliações

Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha sobre as matérias de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. 

A avaliação será aplicada no dia 29 de outubro nas localidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio: Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Canoas/RS, Curitiba/PR, Brasília/DF, Manaus/AM e Porto Velho/RO. No ato da inscrição o candidato deverá escolher o local onde deseja realizar a prova. 

O concurso ainda será constituído das seguintes etapas: inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; e validação documental.

O Curso

- Com início no segundo semestre de 2018, o curso de formação de sargentos será realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá/SP.

- Ele será ministrado sob regime de internato militar, com duração aproximada de dois anos e abrangerá instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.

- O aluno fará jus à remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

(Patricia Lavezzo/ Jornal dos Concursos)

MAIS ACESSADAS