Paraenses que estão em Barcelona, na Espanha, relataram momentos de horror durante o atentado terrorista que atingiu a cidade durante a manhã de ontem. Uma van atropelou diversas pessoas na rua La Rambla, que fica na região turística Ramblas, no centro da cidade. A polícia confirmou a morte de 13 vítimas. Cem pessoas ficaram feridas, 15 delas em estado grave. O ataque causou um grande tumulto e isolou quem passava pelo local.
O chefe de gabinete da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Fábio Contente, está em Barcelona passando férias com a família. No momento do atentado, ele almoçava com a mãe e amigos em um restaurante a 300 metros da região atingida. “Não ouvimos tiros, mas vimos toda a movimentação e o pânico foi geral. Foram muitos gritos e, imediatamente, tentamos sair do restaurante”, afirma. “A ordem da polícia era para ninguém entrar ou sair de onde estava. O pior de tudo era não ter informações exatas do que estava acontecendo”, relata Contente.
A família está hospedada em um hotel nas Ramblas, onde está concentrada a rede hoteleira de Barcelona. Nenhum dos hóspedes foi autorizado a retornar ao hotel, uma vez que a área estava totalmente isolada. Segundo Contente, somente depois de algumas horas as pessoas puderam sair do restaurante, mas começou uma verdadeira peregrinação para conseguir nova hospedagem, o que só foi possível no início da noite. “Estamos em um apart hotel com a roupa do corpo e pouco dinheiro, pois todos os nossos pertences ficaram no hotel. Nunca imaginei passar por uma situação como essa”, desabafou.
ISOLAMENTO
Segundo ele, além do isolamento das pessoas que estavam próximas à região do atentado, outro cenário era de gente vagando pelas ruas, deitadas em praças ou gramas e com malas na mão. Eram pessoas que estavam chegando ou saindo da cidade, mas que acabaram ficando na área do isolamento. Para quem saiu do local do ataque momentos antes dele acontecer a sensação foi de alívio.
A jornalista paraense Fabíola Batista tinha passado pela Ramblas antes do atentado. Ela usou a sua página no Facebook para tranquilizar a família. “Família e amigos, está tudo bem comigo, agora em segurança. Passei pela Ramblas antes do atentado. Obrigada pela preocupação”, escreveu Fabíola.
Estado Islâmico assume autoria de atentado
O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado. A organização divulgou um comunicado em sua agência de propaganda, a Amaq, cuja autenticidade não pôde ser verificada. Os autores “do ataque de Barcelona eram soldados do Estado Islâmico”, diz o comunicado. A polícia da Catalunha matou, na noite de ontem, pelo menos 4 supostos terroristas.
A ação policial ocorreu no município de Cambrils, na província de Tarragona, durante uma operação relacionada com um possível atentado, após o ataque ocorrido em Barcelona. As informações são da Agência EFE. Mais cedo, a polícia já havia informado sobre a prisão de duas pessoa por suposta relação com o atentado terrorista.
(Leidemar Oliveira com Agência Brasil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar