Há 35 anos, no dia 22 de agosto de 1982, chegava às mãos do leitor paraense a primeira edição do DIÁRIO DO PARÁ. A manchete era forte: “Eleição Limpa”. Com ela todo o peso de um periódico que nascia sob duas bases: a política, comprometido com a redemocratização do país e a eleição de Jader Barbalho ao Governo do Estado; e a jornalística, sendo inovador na forma e no conteúdo. Foi graças ao empreendedorismo do jornalista Laércio Barbalho, mentor do projeto que o DIÁRIO se tornou hoje, que o jornal se situa entre os mais modernos jornais impressos em todo o Norte e Nordeste do País, sendo líder de mercado no Pará, demonstrando o sucesso entre leitores e anunciantes.
LIDERANÇA
Em dezembro de 2010, o DIÁRIO alcançou a expressiva marca de 1 milhão de leitores, de acordo com pesquisa do Ibope. Atento às transformações editoriais dos veículos no Brasil e no mundo, o jornal mudou editorial e tecnologicamente. A receita que norteou a fundação do jornal continua sendo colocada em prática cotidianamente: a busca constante pela inovação, sempre trazendo aos seus leitores o que há de melhor e mais moderno no mundo nas áreas editorial e tecnológica. “O sonho do meu avô Laércio Barbalho se concretizou. Pegamos seus ideais e transformamos o jornal num grande veículo de comunicação, líder absoluto no mercado em impressos do Pará hoje. E o sonho continua”, diz Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do DIÁRIO. “O segredo desse sucesso é um só: muito trabalho, e de equipe. Procuramos incansavelmente nos qualificar, inovar e investir. Sempre. Dessa forma, fomos nos transformando”, rememora.
Ele lembra que o DIÁRIO já lidera o mercado de impressos no Estado há 10 anos. “O jornal alcançou muitos objetivos. Quase tudo aquilo que a gente imaginou, alcança. O jornal, como todos os veículos do mundo passa por processo de transição. O mercado como um todo vai se alterar. Temos de compreender aquilo que o consumidor quer”, reitera. Jader avalia que jornal está forte, sólido, mas com muitos desafios. “O jornal, como qualquer outra empresa que quiser se perpetuar e se manter competitivo no mercado tem de ficar muito atento adiante e analisar o que mercado está passando e o que consumidor está querendo”.
Reconhecimento chegou ao mercado internacional
Diretor geral do grupo Rede Brasil Amazônia de Comunicação, Camilo Centeno, ressalta que o foco do DIÁRIO é sempre o leitor. “Nos cadernos que lançamos, na linha editorial, nas promoções que fazemos. O que o leitor quer saber, o que ele quer ler: essa é a nossa preocupação principal”, endossa.
O sucesso editorial do DIÁRIO ultrapassou as fronteiras nacionais: em maio de 2013, o jornal foi a grande estrela da cerimônia que encerrava o 83º Congresso Anual da International News Media Association (INMA) em Nova Iorque. O DIÁRIO levou 11 medalhas, sendo 5 primeiros lugares – o maior número da premiação.

Todo esse reconhecimento nos leva a uma responsabilidade muito grande, que é a de prezar cada vez mais pela audiência que temos” Jader Filho, diretor-presidente do DIÁRIO. Foto: Reprodução
Em maio de 2014, o DIÁRIO ganhou o sexto troféu do INMA, entregue na festa anual da entidade, em São Francisco, na Califórnia (EUA).
Para o diretor-presidente do jornal, esses resultados internacionais são a confirmação de que o jornal tem feito um trabalho correto, unindo qualidade editorial e qualidade de impressão. “Prêmios servem para motivar e incentivar ainda mais o crescimento, mas todo esse reconhecimento nos leva a uma responsabilidade muito grande, que é a de prezar cada vez mais pela audiência que temos, de nos superarmos e de fazermos ainda melhor”.
(Luiz Flávio)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar