Trabalhadores do entorno da praça São Sebastião, no bairro da Sacramenta, em Belém, fizeram protestos no final da tarde desta quinta-feira (14) na avenida Senador Lemos com a travessa Alferes Costa. A via ficou intrafegável por alguns minutos.

De acordo com informações do sargento Monteiro, da 1ª Companhia da Polícia Militar, os manifestantes trabalham em barracas e reivindicam a permanência no local para manter as suas atividades comerciais.

"Eles protestaram contra a retirada deles de lá. Para por fim ao protesto conversaram com a polícia e a Secon deu um prazo de 48 horas para voltar ao local", disse o militar.

Após a negociação com a polícia, os trabalhadores desobstruíram a via.

Procurada pelo DOL, a Secretaria de Economia Municipal de Belém (Secon) informa que durante uma ação rotineira realizada nesta quinta-feira (14), para a retirada de faixas nas proximidades da paróquia de São Sebastião, foi identificado também pelo órgão "um excesso de trabalhadores informais clandestinos na praça da igreja, sobrecarregando a área e dificultando o passeio dos pedestres.". 

A Secon informou ainda que devido à persistência dos ambulantes em permanecer no espaço sem a devida regularização da Secon, os informais tiveram que evacuar a área.

O órgão diz que os trabalhadores cadastrados na Secretaria permanecem no local e os que foram retirados devem procurar a sede da Secon para efetuar a regularização em outros espaços que não sobrecarreguem as vias públicas.

(DOL)

MAIS ACESSADAS