Amanhã, o presidente da República, Michel Temer, estará em Belém junto com os ministros da ministro da Defesa, Raul Jungmann, e da Integração Nacional, Helder Barbalho, para oficializar o acordo que autoriza a doação de um terreno da União, atualmente ocupado por uma unidade do Comando do Exército, para que a Arquidiocese de Belém possa construir um Centro de Eventos na cidade.

Na última semana, Helder Barbalho esteve na capital para anunciar pessoalmente ao arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, a conquista esperada há anos pela Igreja Católica. 

O ministro paraense informou que foi procurado pelo arcebispo em setembro de 2016, para que pudesse interceder junto ao Ministério do Planejamento (SPU) e o Ministério da Defesa (Exército).

Após fazer contato como líderes da pastas, apresentando a necessidade e a urgência da doação, Helder recebeu a confirmação de que o pleito seria atendido pelo Governo Federal.

CENTRO DE EVENTOS

Segundo Dom Alberto, a área, localizada na avenida Gentil Bittencourt com a travessa 14 de Março, pertencia à Igreja, mas por volta de 1850 passou a ser do Exército. Durante todos esses anos, a arquidiocese tenta resgatar o local, que agora será transformado em um Centro de Eventos para acolher os romeiros e os peregrinos com mais qualidade. 

Em 2014, a iniciativa teve ainda o apoio de deputados federais e senadores do Estado, que garantiram uma verba de R$ 43 milhões para indenizar o Exército. 

PARA ENTENDER

Data: 05/10/2017 (quinta-feira). Hora: 11h. Local: Salão de Festas da 28ª Circunscrição de Serviço Militar / Tv. 14 de março, 1998, Nazaré – Belém/PA.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS