Elias da Penha Cunha, de 64 anos, e Inês, de 65 anos, estão juntos há bastante tempo. E, ao longo dos 44 anos de união, nunca deixaram de comemorar o aniversário de casamento. Nem mesmo quando passaram por dificuldades. Prova disso foi o último dia 20, quando os dois celebraram o aniversário na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, oeste paraense, onde Elias está internado desde o dia 16, com problemas no coração.
Ele sofreu um infarto e precisou de cuidados intensivos. O feirante comentou com a filha, Ilinês Cunha, sobre a importância da data e a tristeza que seria não poder comemorá-la. Depois de ouvir o desabafo do pai, Ilinês falou com a equipe de saúde, que autorizou a realização da festa e o liberou para participa, realizando uma surpresa para Inês.

A mulher foi supreendida com flores ao visitar o marido. (Foto: divulgação)
Ao ir visitar o marido, ela foi recepcionada com um buquê e, juntos, renovaram os votos de união, cantaram os parabéns e cortaram o bolo. Bem humorado, ele se declarou: “só tenho que agradecer por ela ter me suportado por todo esse tempo”, disse, rindo. Elias ainda realiza o tratamento de um câncer, diagnostaco ano passado. Durante esse período, ela teve que assumir as responsabilidades dele na feira do município.
Segundo o Ministério da Saúde, se devidamente orientada, a presença cada vez maior de familiares em unidades de terapia intensiva (UTIs) de hospitais pode ter impacto significativo sobre a melhora de estado de saúde de pacientes.

Os dois celebraram juntos os 44 anos de casados. (Foto: divulgação)
O "Projeto UTI Visitas" é coordenado nacionalmente pelo Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e atinge alguns dos hospitais mais representativos das cinco regiões brasileiras. A meta é implantar e avaliar o modelo que flexibiliza a visita familiar em UTIs de hospitais.
(Com informações do HRBA)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar